“Eu Criei A Inclinação Ao Mal”

laitman_571_08Comentário: Uma pesquisa mostra que as pessoas estão basicamente prontas para cooperar com outras, mas o meio em que vivem é que as torna indiferentes e cínicas.

Resposta: É a psicologia humana e não os resultados de um determinado experimento.

De acordo com a sabedoria da Cabalá, o ego é a base da natureza humana. O Criador disse: “Eu criei a inclinação ao mal; Eu criei a Torá como tempero”, e isso é tudo.

Isso significa que o mal, o egoísmo, cuidar de si mesmo ao invés de se preocupar com os outros, é viver de acordo com o princípio de que quanto melhor eu sou, melhor me sinto em relação aos outros, ou ainda, quanto pior eles se sentem, melhor me sinto, e essa é a base da natureza humana. A história humana ao longo dos tempos comprova essa afirmação.

Embora filósofos e psicólogos da Universidade de Harvard tenham chegado a sua própria teoria, a vida revela exatamente o oposto.

Pergunta: É melhor dizer a uma pessoa, “você é gentil e sua natureza é baseada em conexões de amor”, ou “sua natureza é basicamente o ego e esse é o seu ponto de partida”?

Resposta: É sempre melhor falar a verdade, uma vez que ela nos empurra a começar a correção da humanidade antes que a pessoa se deteriore e perca totalmente sua humanidade! Afinal de contas, o nosso egoísmo cresce a cada dia. Assim, quanto mais cedo começarmos a correção, para a qual temos que alcançar o reconhecimento da nossa natureza maligna, mais cedo conseguiremos melhorar a nossa vida.

Se não fizermos isso, vamos deixar nosso egoísmo entrar em erupção sob a forma de regimes neonazistas na maioria dos países e uma guerra mundial vai sair entre eles.

O grande Cabalista Baal HaSulam contou em seus escritos uma parábola sobre o treinamento de gatos para serem garçons, a fim de tentar provar que a sua natureza básica pode ser alterada. Mas, no momento que um dos convidados deixou escapar alguns ratos, todos os “garçons” domesticados jogarem as bandejas que estavam segurando e começaram a perseguir os ratos.

É exatamente assim que funciona a nossa natureza! Portanto, eu aconselho a todos nós observar a natureza e aceita-la como ela é.

Pergunta: Será que isso significa que você é a favor da dura verdade?

Resposta: Claro, não devemos confundir as pessoas. Nós temos que confiar no conhecimento sério e não em alguns estudos aleatórios, e, ao mesmo tempo, precisamos mudar nossa atitude para com a natureza.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 27/06/16