Desfazendo Mitos Sobre A Cabalá, Parte 12

Laitman_137PARDES Começa Com Segredo

Pergunta: Se a Torá não pode ser tomada literalmente porque fala sobre o mundo espiritual, como podemos entender o que está escrito lá?

Resposta: Baal HaSulam explica na Introdução ao Estudo das Dez Sefirot que toda a Torá é dividida em PARDESPshat (explicação simples), Remez (dica), Drush (alegoria) e Sod (segredo).

E como o Vilna Gaon explica, o estudo da Torá começa a partir do segredo, e não a partir da explicação simples. Isso significa que ele é atingido por essa ordem: Sod (segredo), Drush (alegoria), Remez (dica), e só no final Pshat (explicação simples).

Quando começamos a ler a Torá não entendemos nada nela e achamos que isso é algum tipo de conto de fadas ou romance histórico e nada mais. Portanto, ela é um segredo para nós.

Só mais tarde, através do estudo da Cabalá, podemos penetrar mais profundamente o texto da Torá e começar a entender o que ele diz sobre o mundo interno, as forças da nossa alma, e as forças que nos controlam. Então a Torá é transformada pela primeira vez em uma alegoria, depois em uma dica (sugestão), e, no final, torna-se simples e fácil de entender para nós.

Programa da Rádio Israelense 103 FM, 28/02/16