Desfazendo Mitos Sobre A Cabalá, Parte 10

laitman_214Misticismo ou Ciência?

Pergunta: Não importa o quanto você tente me convencer de que a Cabalá é uma ciência, ela ainda parece misticismo para mim. Eu não entendo o que a torna uma ciência?

Resposta: Nós exploramos o nosso mundo através dos cinco sentidos físicos que recebemos no nascimento. Essa é a base da ciência e todo o nosso conhecimento sobre o mundo.

Mas há uma outra realidade que estamos começando a revelar apenas recentemente, com a ajuda da física moderna. Nós descobrimos que algum tipo de realidade existe além da nossa capacidade de compreender que é aparentemente um mundo superior ou uma dimensão superior.

Isso implica uma existência acima do tempo, espaço e movimento, acima de todas as limitações terrenas e além do nosso universo. Não podemos sentir essa realidade porque não estamos prontos para ela; não temos órgãos sensoriais adequados.

A sabedoria da Cabalá é chamada assim porque ensina como receber (“Cabalá” significa “recepção”). Primeiro de tudo, ela cria novos órgãos de percepção em nós. Eles diferem dos órgãos sensoriais comuns porque sentem a matéria fora de si e não dentro.

As cinco formas de perceber o nosso mundo em órgãos sensoriais físicos são chamadas de visão, audição, olfato, paladar e tato. E a percepção do mundo superior que é maior do que a física habitual acontece em cinco qualidades chamadas Keter, Hochma, Bina, Zeir AnpinMalchut.

Uma vez que formamos essas novas qualidades dentro de nós mesmos através do estudo da sabedoria da Cabalá, começamos a sentir um novo mundo que chamamos de mundo superior. Começamos a viver nele na medida em que o sentimos. Tanto é assim que, mesmo que o nosso corpo morra nesse mundo e nós paremos de ver e sentir o nosso mundo através dele, somos levados a viver no mundo superior que aprendemos a sentir durante a vida em nosso corpo.

E se não conseguimos alcançar o mundo superior, então nascemos de novo nesse mundo em um corpo animal e recebemos a oportunidade de revelar o mundo superior durante a nossa vida, a fim de permanecer nele para a vida eterna.

Do Programa da Rádio Israelense 103 FM, 28/02/16