A Sabedoria Da Cabalá Não É Filosofia

Laitman_060_01Pergunta: O famoso filósofo indiano, Jiddu Krishnamurti, acreditava que a escola deveria ensinar às crianças o amor e uma abordagem holística da vida.

Krishnamurti disse: “O homem tem construído em si mesmo imagens como uma cerca de segurança: religiosa, política, pessoal. Estas se manifestam como símbolos, ideias, crenças. O peso dessas imagens domina o pensamento do homem, seus relacionamentos e sua vida diária. Essas imagens são as causas de nossos problemas pois separam o homem do homem”. (Krishnamurti, “The Core of the Teachings”) Como a sabedoria da Cabalá se relaciona com isso?

Resposta: A sabedoria da Cabalá respeita todas as filosofias que falam positivamente sobre amor e amizade. Ao mesmo tempo, ela pergunta como podemos implementar isso porque esse é o problema. Cada pessoa no mundo vai dizer que a amizade é excelente! Amor ao próximo? Maravilhoso! Ajuda mútua? Vital! Mas como vamos cumprir isso, se temos uma natureza completamente diferente? A pessoa olha para todos como um lobo, pensando em como pode agarrá-los pela garganta.

Essa é a nossa natureza egoísta. O homem é uma criatura operada por um egoísmo subjetivo que só pensa em como se sustentar da maneira mais confortável. Por conseguinte, o principal problema está na aplicação. Onde se encontra o poder de superar o ego?

Se entendêssemos que o egoísmo é mau, poderíamos provavelmente concordar. Ao mesmo tempo, não vemos qualquer alternativa para o ego. Não sabemos como e não podemos superá-lo. Às vezes, tentamos fazer boas ações, mas nos sentimos ainda pior do que quando fazemos coisas más.

Nós precisamos de uma força superior para superar o ego, uma força superior que está acima da nossa natureza, acima do ego. Se pudéssemos encontrá-la na natureza ou em algum lugar para obtê-la, e encontrar uma maneira de atraí-la, teríamos algo de que falar. Se não, todos os projetos maravilhosos e todas as filosofias permanecem meramente teóricos.

Comentário: Apesar das filosofias indianas de amor e amizade, na Índia há uma casta intocável.

Resposta: Na verdade, é estranho que haja setores intocáveis ​​em um país que fala sobre o amor. Se cada religião é baseada no amor, compaixão e simpatia, onde está o amor e a simpatia?

Na verdade, há uma enorme gama de separação entre as pessoas: casta, sociedade, família e clã. Esses exemplos ilustram claramente quão doces, mas vazias, tais ideias podem ser. Há filosofias de acordo com as quais você deve se sentar e autorrefletir.

Onde está a criatividade de uma pessoa? Está dentro de si mesma? Pesquisar dentro de si não vai levar a nada, excetos à filosofias erradas e métodos psicológicos para mudar uma pessoa, mas é impossível mudar dessa maneira.

A pessoa que tem certo caráter permanecerá do jeito que é, a menos que uma força externa chamada Luz Superior a corrija sistematicamente de acordo com o que a sabedoria da Cabalá diz. É a nossa única esperança.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 19/06/16