Uma Qualidade – Diferentes Nomes

laitman_740_02Torá, “Deuteronômio” 1:34 – 1:36: Ouvindo, pois, o Senhor a voz das vossas palavras, indignou-se, e jurou, dizendo: “Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais. Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao Senhor”.

Calebe é o único dos espiões que disse: “Não acreditem nos espiões, eu também estava com eles. Temos que seguir o Criador e nós vamos chegar a este país”. Ele tem a qualidade com base na qual entende que é possível corrigir um estado egoísta.

Toda pessoa tem esse ponto chamado Calebe, um contra todos os outros.

Torá, “Deuteronômio”, 1:37: Também o Senhor se indignou contra mim por causa de vós, dizendo: “Também tu lá não entrarás”.

Pergunta: Qual é a culpa de Moisés? Ele sempre segue o Criador.

Resposta: A qualidade chamada Moisés não pode entrar na terra de Israel, porque começa a trabalhar de forma diferente.

O povo seguiu Moisés que os tirou do Egito. E quando eles chegaram ao Yam Suf –  Mar Final (Mar Vermelho), a única qualidade que agiu neles foi Nachshon, a quem eles seguiram e saltaram ao mar.

Isso significa que cada vez um líder aparece na pessoa, uma única qualidade que vai a frente e se torna uma ponte de estágio para estágio. Assim Calebe também é uma ponte que se separa dos outros e, apesar deles, entra no novo grau.

Em diferentes graus essa qualidade ajuda a pessoa a se separar do ego, sobe acima de si mesma, não pelo senso comum, mas somente rompendo com suas qualidades comuns, do chamado “seu povo”, e chegar mais perto do Criador.

E ele sempre tem um problema com o seu povo, ou seja, suas qualidades: preferir o ponto chamado Moisés (da palavra “Limshoch“, que significa arrancar-se do egoísmo) sobre eles.

Agora ele atinge o estado quando não tem mais nele o nível chamado Moisés, e à frente está o próximo nível, chamado Yeshua, depois Calebe, e assim por diante.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 06/01/16