Quem É O Criador?

laitman_742_03Pergunta: Quem é o Criador?

Resposta: O “Criador” é a força superior que tem em si todo o sistema da criação que o gere e alimenta, assim como a força da vida alimenta o nosso corpo físico.

O nosso corpo físico é formado por diferentes células e órgãos que estão conectados entre si de uma maneira completamente mútua. Uma espécie de força de “aceleração” flui através deles, chamada “vida”, e se essa força desaparece, o corpo morre.

A mesma força de vida preenche toda a natureza e é chamada de “Bore” (Criador). Ela não só infunde vida na natureza, mas também dirige, cria, remodela, muda continuamente criação, e a aperfeiçoa; desta forma, a conduz para um determinado alvo, que foi pré-determinado por essa mesma força.

Pergunta: O que é a “criação”?

Resposta: “Criação” é o “desejo de receber”, o desejo de desfrutar, que existe em cada um de nós nas formas inanimada, vegetal, animal e falante. Esse desejo é toda a matéria da criação, e tudo o que o anima é chamado de “Bore” ou a “força da criação”. Assim, tudo o que existe é composto de apenas dois atributos, o desejo de receber e a força que dá vida a esse desejo e mantém um certo nível.

Pergunta: Para onde essa força vai quando deixa uma pessoa?

Resposta: Ela aumenta ou diminui. Se diminui, ela cai do nível falante ou animal para os níveis do vegetal, e, então, a pessoa morrerá. Depois disso, o nível vegetal morre e, depois, apenas o nível inanimado permanece, que, gradualmente, se transforma em pó.

Pergunta: Se a força do Criador entra nessa matéria, conecta-a e lhe dá existência, então do que depende o seu desaparecimento?

Resposta: Há muitas razões para isso. Esse é um sistema completo, mas quando a matéria da criação desaparece dessa substância, cria-se um outro tipo de matéria, porque a energia não desaparece, mas se desintegra em suas partes constituintes.

Pergunta: Será que isso significa que a matéria não pode existir sem a “força da vida”?

Resposta: A “força da vida” é a força primária. Ela criou a matéria, lhe deu vida, e transfere a ela todas as mudanças até o estado final. A fim de fazer a matéria “se vestir” nos atributos do Criador, ela deve adquiri-los e tornar-se um Kli (vaso) para a sua recepção.

Da Lição de Cabalá em Russo 13/03/16

Comente