Quando A Ciência Não Tem Respostas, A Sabedoria Da Cabalá Tem!

laitman_214Nas Notícias (Hi-News.ru): “Por que existe algo em vez de nada?

“Nosso aparecimento nesse universo é um evento muito estranho que palavras não podem expressar. A vaidade de nossas vidas diárias nos faz tomar nossa existência como coisa natural. Mas sempre que tentamos negar isso e pensar profundamente sobre o que está acontecendo, surge a pergunta: por que o universo existe e por que está sujeito a tais leis precisas? Por que algo existe? …. Quanto aos filósofos, eles chegaram a esse princípio antrópico de que o nosso universo particular se manifesta de tal maneira por causa da nossa presença nele como observadores”.

Resposta: A razão para tudo o que existe é o pensamento; ele é primário e dá origem à matéria, o desejo de se preencher. Ele dá ao desejo, à matéria, seus atributos e, consequentemente, a matéria, o desejo, anseia se assemelhar ao pensamento, seu Criador.

Pergunta: A nossa realidade é verdadeira? Como sabemos que o que vemos ao nosso redor é real e não uma grande ilusão criada por uma força invisível? Poderíamos ser produto de uma simulação intencional, que a nossa civilização é uma ilusão e que não somos quem acreditamos ser? O que devemos considerar real?

Resposta: Tudo se manifesta em nossas sensações, em nós, e não há como podermos descobrir o que está além de nós. A Cabalá desenvolve dentro de uma pessoa a capacidade de sentir o que é externo a ela pela fé acima da razão e, portanto, nos permite responder a todas essas perguntas.

Pergunta: Será que temos livre-arbítrio? As nossas ações são geridas ou nós tomamos nossas próprias decisões de nosso próprio livre-arbítrio? A neurociência mostra que o cérebro toma uma decisão antes de entendê-la. A mecânica quântica indica que nós existimos em um universo de probabilidades e qualquer forma de determinismo é basicamente impossível.

Resposta: Não há liberdade de escolha para explorar o caminho do desenvolvimento pretendido e avançar ao longo deste caminho pela força ou conscientemente. (Veja o artigo “A Liberdade” de Baal HaSulam).

Pergunta: Deus existe? Não podemos saber se Deus existe ou não. Não conhecemos o funcionamento interno do universo a fim de fazer afirmações grandiosas sobre a natureza da realidade e sobre o fato de que existe uma força superior nos bastidores.

Resposta: Nós temos que revelar o Criador. Essa é a única maneira de resolver esse problema! O método para a revelação do Criador é chamado de sabedoria da Cabalá.

Pergunta: Existe vida após a morte? Não podemos perguntar aos mortos, por isso só podemos adivinhar. Os materialistas assumem que não há vida após a morte, mas parece impossível provar isso cientificamente.

Resposta: A nossa vida biológica nasce, vive e morre. O elemento eterno é o desejo, que, quando ligado ao corpo biológico, tem que passar por diversas fases e crescer. O desejo cresce atraindo a força que o criou, o Criador. Nós recebemos a vida para revelar o estado superior, para atingir o nível do Criador nessa vida.

Pergunta: Nós podemos perceber algo objetivamente? Nós só podemos observar o ambiente através do filtro dos nossos sentidos, pensamentos e mentes. Tudo o que nós sentimos passou por um filtro com várias camadas de processos fisiológicos e cognitivos. Nossa visão de mundo é subjetiva. A única maneira de verificar isso é através de alguma forma de ver o mundo através da consciência de outra pessoa. Nós só podemos observar o universo através de nossa mente e interpretá-la subjetivamente.

Resposta: A sabedoria da Cabalá desenvolve sentidos em nós que são externos ao nosso corpo, com os quais descobrimos a verdadeira realidade, o mundo superior e a razão para isso, o Criador. Nossos esforços ser resume a unir o estímulo do grupo e atrair a Luz que Corrige, a Luz Circundante (OhrMakif), e ela desenvolve um sentido de percepção na pessoa que é externo ao seu filtro subjetivo egoísta. Isso é chamado de revelação do Criador e do mundo superior a uma pessoa.