Prazer E Vazio

laitman_538Pergunta: Qual o benefício das pessoas se desenvolverem espiritualmente, se elas puderem, e assim receber o máximo de prazer no mundo físico?

Resposta: Se elas podem obter prazer, deixe-as viver do jeito que se desenvolvem. O Criador desenvolve gradualmente os sentidos egoístas de uma pessoa até que ela perceba que sua existência é insignificante, temporária, e não carrega qualquer significado.

A sabedoria da Cabalá não apela às pessoas que ainda estão satisfeitas com os prazeres físicos. Pelo contrário, os Cabalistas a esconderam por muitos anos, até que chegamos à “fronteira” no âmbito da crise geral mundial, que só agora está começando a se desenvolver de forma significativa.

A crise nos leva a um estado em que temos que responder à pergunta sobre o sentido da vida. Sem ela ninguém desejaria existir: “dá-me a resposta a essa pergunta, ou vou me matar”.

A pessoa vai sentir a finitude, a limitação, a nulidade de todas as realizações físicas passadas, tanto que não vai querer nada, mesmo se um tremendo prazer estiver “brilhando” na frente dela.

A razão das pessoas estarem se deprimido e precisando de drogas é porque elas não querem lidar com esse estado alternado de vazio e recepção de prazer, recepção de prazer e vazio. Elas não veem qualquer sentido nisso. Elas preferem se injetar com alguma coisa e desligar.

Nosso desenvolvimento não nos permite viver como uma criança que constantemente goza de várias coisas vazias. Assim, nós chegamos a um estado onde a sabedoria da Cabalá está começando a se revelar para a humanidade.

Da Lição de Cabalá em Russo 21/02/16