O Que É Deus? (Continuação)

laitman_219_01Deus não existe, a menos que você O revele. Porque senão você simplesmente afirma que Ele existe sem nenhuma base, e, claro, você não pode imaginar como Ele é. Mesmo se você observar todos os Seus desejos, que estão escritos na Torá como mandamentos, eles são Seus mandamentos e ordens para você, mas eles realmente não O descrevem.

De acordo com a sabedoria da Cabalá, Deus é chamado de Bore, o Criador, das palavras hebraicas “Bo – Re” – “venha e veja”, que significa algo que é alcançado de forma clara, aparentemente pela nossa visão, que é o sentido mais preciso.

Além dessa realização, antes da pessoa alcançar algo, quando a imagem do Criador aparece em seus sentimentos, a raiz de tudo o que alcançamos em nossos atributos corrigidos e, especialmente, na medida em que os corrigimos de acordo com o nosso próprio estilo, que não é alcançado por nós, é chamada de Atzmuto, Ele mesmo. Este nome enfatiza Sua desconexão de nós. Por causa de nossa falta de realização e conexão com nós, é como se Ele não existisse.

Os Cabalistas também enfatizam que eles alcançam o Criador de novo cada vez de acordo com seus atributos variáveis, “Bo-re”.

Eu enfatizo isso porque há uma grande diferença entre dizer que há um Criador e alcança-Lo de acordo com a nossa equivalência de forma com Ele, que é o que a sabedoria da Cabalá chama de Criador, e que é o que o Criador espera de nós.