Nova Vida # 590 – Passando Para Uma Aprendizagem Significativa

Nova Vida # 590 – Passando Para Uma Aprendizagem Significativa
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Yael Leshed-Harel

Resumo

O problema com a educação hoje é que não sabemos como construir um ser humano, como fornecer a uma criança as ferramentas para a construção de si mesma. Portanto, temos feito um grande progresso tecnológico e científico no século XXI, mas a humanidade em si parece e se comporta como selvagens.

Se olharmos para o que está acontecendo hoje em Israel, é uma verdadeira vergonha. Nós perdemos o valor básico sobre o qual se baseia nossa nação, a fundação do “ama teu amigo como a ti mesmo”. Nós precisamos ensinar psicologia, como a pessoa deve se comportar consigo mesma, com os outros, em casa, na sociedade e na natureza. A aprendizagem hoje não tem uma direção certa, um objetivo, que é se comunicar bem com os outros, sejam eles quem forem.

As crianças precisam sentir que são apreciadas apenas de acordo com a sua conexão com os outros. Se nós aprendermos a se comunicar corretamente, vamos ser capazes de reunir todo o conhecimento pessoal que cada indivíduo tem e prosperar juntos. Essa capacidade está faltando no mundo; não há partilha de conhecimentos, mas apenas uma competição egoísta e destrutiva.

As escolas devem transformar cada classe num ambiente acolhedor, onde todos se apoiam. A atmosfera competitiva, o bullying e a violência nas escolas prejudicam a capacidade de aprendizagem da criança. Mesmo projetos de startup se baseiam na cooperação, quando as pessoas que compartilham uma ideia se conectam e a desenvolvem em conjunto. A abordagem de tornar cada criança excepcional é ultrapassada. Hoje nós precisamos educar sobre a conexão entre as pessoas.

Isso tem fortes implicações em nossas vidas. Muitas pessoas, por exemplo, se divorciam porque não podem se dar bem. Nós temos que mudar a atmosfera na sala de aula para uma concorrência positiva como quem ajuda mais seus colegas, por exemplo. A classe deve atingir altas realizações em conjunto, o professor deve dar perguntas e todos devem trabalhar juntos na solução comum.

O professor deve verificar a cooperação entre os alunos enquanto eles trabalham, o nível de sua conexão, bem como a qualidade da conexão. Com essa abordagem educacional a sociedade do futuro será unida, em vez do ódio mútuo que nos destrói hoje.

O que vai motivar uma criança preguiçosa a participar de um trabalho em grupo? A atmosfera geral fará com que ela queira fazer parte dele. Muito poucos se precipitam em um ambiente competitivo individualista. Na atmosfera de um grupo todos estão envolvidos. A coisa mais importante é ensinar as crianças a ficar juntas. Essa é a principal coisa que elas terão no mundo futuro.

De KabTV “Nova Vida # 590 – Passando Para Uma Aprendizagem Significativa”, 23/06/15

Comente