Nova Vida # 588 – Os Limites Da Liberdade De Expressão

Nova Vida # 588 – Os Limites Da Liberdade De Expressão
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Yael Leshed-Harel

Por que a sociedade abusa da liberdade de expressão hoje? Como podemos aprender a usar corretamente a liberdade de expressão, e como podemos ensinar uma crítica social eficaz?

Resumo

Há atores, músicos e artistas influentes cujas opiniões são altamente consideradas, mas, na verdade, não há justificativa para isso. As pessoas perderam qualquer senso de bom gosto e aqueles que se expressam de uma forma mais vulgar são mais considerados. A mídia também está se tornando mais provocadora e podemos definitivamente dizer que cruzamos a linha.

A humanidade está em retrocesso: no passado, ansiávamos em saber mais, e hoje temos tudo, mas as pessoas são como um rebanho. Hoje não há nenhuma razão em restringir as pessoas artificialmente e fechar suas bocas. Nós temos que investir em educação e publicidade. Isso não pode ser feito de imediato. Só pode ser feito através de um processo educativo que inclua toda a sociedade. Nós temos que aprender que a nossa atitude negativa nas relações mútuas é muito prejudicial em todos os aspectos da nossa vida. Afinal estamos conectados e integrados.

Todo mundo quer se sentir bem, mas as pessoas não sabem que o seu bem-estar depende do bem-estar dos outros. Uma pessoa que souber usar sua liberdade de expressão com eficácia será um componente mais positivo na sociedade. Afinal, todo mundo é especial, e ninguém pode contribuir para a sociedade com aquilo que os outros podem contribuir e por isso é vital que todos cooperem nesse sistema.

Hoje tudo é baseado somente em poder. Aqueles que são mais fortes, ricos e astutos podem comprar para si uma plataforma. O problema hoje não é a liberdade de expressão, mas o fato de que não educamos o público para o amanhã. Deve haver alguma forma de controle, um controle inteligente, que decorra de conhecer as leis do desenvolvimento humano.

De KabTV “Nova Vida # 588 – Os Limites Da Liberdade De Expressão”, 21/06/15