Nova Vida # 587 – Liberdade De Expressão

Nova Vida # 587 – Liberdade De Expressão
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Yael Leshed-Harel

Que responsabilidade é colocada sobre uma pessoa que divulga suas opiniões pessoais? Que tipo de responsabilidade existe no uso da liberdade de expressão, e por que devemos entender para onde a humanidade está caminhando antes de usar essa liberdade?

Resumo

Na medida em que uma pessoa expressa suas opiniões, ela sente sua existência. Esse é um impulso natural derivado do ego. À medida que nós nos desenvolvemos e o ego cresce, exigimos mais liberdade de expressão.

Olhando mais profundamente, vale a pena esclarecer o que é liberdade de expressão. É a liberdade de dizer tudo o que vem a mim? A liberdade de expressão também requer que a pessoa seja responsável, porque suas palavras podem ter muita influência no mundo.

Na sabedoria da Cabalá, é explicado que até mesmo os pensamentos de uma pessoa influenciam o mundo, de modo que isso exige ainda mais responsabilidade.

A liberdade de expressão como é hoje, leva à desordem social e ao desprezo das pessoas para com o outro. Até mesmo os meios de comunicação são controlados por grupos com interesses particulares, e tudo é comprado e vendido com dinheiro.

Para alcançar a verdadeira liberdade de expressão, temos que aprender para onde o mundo está se desenvolvendo conforme as leis da natureza. O ápice do desenvolvimento será quando todas as partes da realidade estiverem em equilíbrio absoluto, conectadas como um.

No caminho para isso, nós temos que passar por todos os tipos de formas de oposição entre nós, como se diz, “… como a luz é melhor do que as trevas” (Eclesiastes 2:13).

As opiniões que as pessoas expressam hoje não são realmente opiniões independentes. O que é ouvido impressiona um, e assim por diante.

A auto expressão de uma criança é de agarrar, tomar e bater nos outros. Depois ela se expressa verbalmente. No entanto, não basta permitir que a pessoa grite suas opiniões; ela deve aprender qual é o bom estado ao qual aspiramos.

A Natureza determina para onde estamos avançando, não nós. Mas como crianças, parece-nos que somos livres. Manter nossas bocas fechadas também não é bom. No entanto, quando todo mundo grita, não estamos avançando ao bem. Sem um processo educativo social geral, não vamos avançar ao bem.

Nós precisamos saber o que a lei da natureza está exigindo de nós. O estado final para o qual a natureza está nos levando é para que sejamos como uma única unidade, “Como um homem com um coração”. Quando esse quadro geral se tornar claro, todo mundo vai ser capaz de se expressar de forma otimizada.

Em resumo, a liberdade de expressão nos obriga primeiro a saber em que tipo de mundo nós estamos.

De KabTV “Nova Vida # 587 – Liberdade De Expressão”, 21/06/15