“Nós Somos Maus Juízes De Nossas Próprias Amizades”

laitman_628_1Nas Notícias (Tel Aviv University ): “A maioria de nós pensa que a amizade é uma via de dois sentidos – mas isso é verdade apenas metade do tempo, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

“O seu novo estudo conjunto diz que apenas metade dos seus amigos iria considerá-lo seu próprio amigo. As pessoas têm uma percepção muito ruim dos laços de amizade, e isso limita a sua capacidade de influenciar os seus “amigos”, de acordo com a pesquisa, publicada na PLoS One em 22 de março de 2016. …

“‘Acontece que nós somos muito ruins em julgar quem são nossos amigos’, diz o Dr. Erez Shmueli, que conduziu o estudo com a Dra. Laura Radaelli, ambos do Departamento de Engenharia Industrial da TAU, em colaboração com o Prof. Alex Pentland e Abdullah Almatouq do MIT. ‘E a nossa dificuldade em determinar a reciprocidade de amizade limita significativamente a nossa capacidade de nos envolver em acordos de cooperação. Nós aprendemos que não podemos confiar em nossos instintos ou intuição. Deve haver uma maneira objetiva de medir essas relações e quantificar o seu impacto’.

“Os pesquisadores conduziram extensas experiências sociais e analisaram os dados de outros estudos para determinar a percentagem de amizades recíprocas e seu impacto sobre o comportamento humano. A equipe também examinou seis pesquisas sobre amizade de cerca de 600 estudantes em Israel, na Europa e nos Estados Unidos para avaliar os níveis de amizade e expectativas de reciprocidade.

“Eles então desenvolveram um algoritmo que analisa várias características objetivas de uma amizade percebida (ou seja, o número de amigos em comum ou o número total de amigos) e que é capaz de distinguir os dois tipos de amizade: unidirecionais ou recíprocas.

“O Dr. Shmueli diz: ‘Se você acha que alguém é seu amigo, você espera que ele sinta o mesmo. Mas, na verdade, este não é o caso – apenas 50% dos entrevistados se equipararam na categoria de amizade bidirecional’.

“Por que isso é importante? De acordo com Dr. Shmueli, a influência é o nome do jogo.

“‘Relações recíprocas são importantes por causa da influência social’, diz Dr. Shmueli, que utilizou o experimento social do ‘FunFit’ no decorrer da pesquisa. ‘Neste experimento que analisa diferentes incentivos para exercitar-se, nós descobrimos que a pressão da amizade pesa muito mais do que o dinheiro em termos de motivação. Nós descobrimos, não surpreendentemente, que aqueles pressionados por amigos recíprocos usufruiram mais e desfrutaram de um maior progresso do que aqueles com laços de amizade unilaterais’”.

Meu Comentário: Na verdade, nós só vemos a nós mesmos refletidos em nosso ambiente. Portanto, nós precisamos corrigir isso de alguma forma …Por um lado, vemos um mundo incorreto e totalmente falso. Por outro lado, não queremos corrigir as relações mútuas incorretas entre nós, embora seja possível corrigi-las.

Pergunta: Em que ponto haveria uma avaliação correta da amizade recíproca?

Resposta: Quando todos nós começarmos a trabalhar pela proximidade entre nós, sem qualquer conexão com o que está acontecendo entre nós. Quando o nosso objetivo se tornar uma conexão entre nós no centro do círculo, a fim de atingir o próximo nível de desenvolvimento, subir ao próximo nível da natureza, da criação, da formação. Então, nós já não teríamos quaisquer problemas.

Pergunta: Isto é muito difícil para as pessoas.

Resposta: Não, nós podemos fazer isso como uma “visita guiada” em uma montanha russa espiritual, e vai ser uma alegria. Esta é uma diversão espiritual selvagem. Eu recomendo isso a você!

Comentário: Mesmo os pesquisadores concluíram que a amizade é uma motivação mais forte do que o dinheiro. Assim, o método mais útil para atingir resultados em todas as áreas é executar o trabalho em conjunto com os amigos.

Resposta: Isso é o que a sabedoria da Cabalá fala. Cabe a nós trabalhar juntos pelo bem da unidade. Então, teríamos tudo, incluindo dinheiro, sem dúvida! Isso ocorre porque a força superior que gerencia tudo em nosso mundo, incluindo a regulamentação de todos os nossos problemas comerciais, só desce em um lugar onde existe unidade.

Pergunta: Isso significa que tudo o que tenho será suficiente para mim?

Resposta: Ainda mais do que isso.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 11/05/16

Comente