Netanyahu Critica Moshe Ya’alon

laitman_547_06Pergunta: O primeiro-ministro de Israel convocou o então ministro da Defesa, Moshe Ya’alon, para explicar seus comentários na frente de oficiais superiores da IDF. Ya’alon afirmou que os oficiais devem expressar suas opiniões, mesmo que sejam diferentes dos pontos de vista e da opinião do comando superior e dos líderes políticos. Suas palavras provocaram respostas diferentes por parte do governo e do exército, começando com o total apoio à ideia de demitir Ya’alon. (Ya’alon renunciou ao cargo poucos dias depois.) Como você se relaciona com tal pluralismo?

Resposta: Isso não é pluralismo, mas indiscriminação que só existe no nosso exército. Os militares devem se empenhar na sua profissão. Por alguma razão, nós estamos testemunhando uma tendência infeliz de militares que preparam seus futuros políticos. Isso é totalmente inaceitável, porque enquanto ainda no exército eles começam a se adaptar a certas correntes ou partidos políticos, enquanto que o exército deve ser totalmente indiferente e independente de qualquer um, subordinado apenas ao governo. Não importa o que ele comanda, o exército deve desempenhar as suas ordens e pensar apenas em como fazê-lo da melhor maneira possível.

Se os oficiais militares começam a discutir sobre o porquê políticos pensam de uma maneira ou de outra, não é mais um exército, mas outro parlamento. Isso deve acabar, parar, e deve haver uma lei em que uma pessoa que é liberada do serviço militar ou da polícia não pode manter uma posição no governo. Ela pode se envolver em qualquer tipo de trabalho administrativo no mercado livre, não importa onde e como, mas em nenhuma circunstância pode fazer parte da política.

Comentário: Nesse caso, não teríamos tido metade dos nossos primeiros-ministros, já que a maioria deles eram ex-oficiais militares!

Resposta: E nós não precisamos deles. Qual foi o benefício do general De Gaulle se tornar primeiro-ministro? Ele perdeu o amor de seu povo. Nós devemos entender que não é a mesma coisa. Por alguma razão, acreditamos que uma pessoa que sabe como comandar também vai saber como conduzir bem um Estado. Estudos mostram que é exatamente o oposto, porque as leis em cada caso são totalmente diferentes. Essa é a razão pela qual isso não deve ser permitido.

Pergunta: Por que todos querem se expressar e mostrar a sua independência no exército israelense?

Resposta: A questão é que todos os israelenses vieram de diferentes lugares e foram inicialmente organizados apenas em kibutzes. Todos os membros do kibutz serviram no exército, estavam acostumados a esse modo de vida, e então, gradualmente, fizeram o seu caminho para a política. Isso aconteceu porque o nosso Estado foi fundado em tempos de guerra, mas hoje isso é simplesmente impossível.

Pergunta: Será o fato de que todos sentem que ele é o chefe relacionado com o nível espiritual?

Resposta: “Todo mundo deve estar feliz com seu destino e com o que lhe foi dado! É dever dos trabalhadores trabalhar e do homem corajoso ser um guerreiro”, disse Shota Rustaveli. É assim que devemos avançar.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 17/05/16