Escravidão Moderna

laitman_600_02Pergunta: Ainda há escravidão no mundo moderno. Quarenta e cinco milhões de pessoas em todo o mundo são abusadas como escravos. Esse número é equivalente ao da população espanhola.

De acordo com pesquisas recentes, a escravidão é a exploração de uma pessoa que não pode sair por causa de ameaças de violência, coerção ou engano. As pessoas podem ser escravizadas por causa de uma dívida e assim por diante.

Resposta: Antes da destruição do Segundo Templo os escravos na nação de Israel tinham muitos privilégios. O dono era obrigado a cuidar de seu escravo, e o escravo era obrigado a trabalhar para o dono de acordo com seus poderes e habilidades. Ao mesmo tempo, a relação entre eles era normal e mútua, assim como é hoje entre um empregador e um empregado. Um escravo não queria deixar seu dono porque esse último fornecia tudo o que ele precisava, como está escrito: “… dê ao seu escravo seu travesseiro”.

Quanto às outras nações, elas tinham uma atitude completamente diferente em relação aos escravos. Elas os venciam, humilhavam, matavam, e não os tratavam como seres humanos, nem mesmo como animais domésticos, que eram cuidados, acariciados e alimentados.

Pergunta: O que é a escravidão da perspectiva Cabalística?

Resposta: De acordo com a sabedoria da Cabalá, a escravidão é a obediência total a seu dono, “Isso é o que o dono quer, então é assim que eu me movo”. O escravo olha constantemente para o dono e realiza a sua vontade, e, ao mesmo tempo, suprime totalmente o seu próprio desejo. Seus esforços, sua opinião, seus desejos e pensamentos, todos visam o desejo do dono de modo a continuar o desejo deste. O escravo não tem vontade própria, mas apenas o desejo do dono.

Pergunta: Nós podemos dizer que neste mundo somos todos escravos de nossa natureza egoísta?

Resposta: É claro! Também podemos dizer que somos escravos do Criador, mas inconscientemente! Isto é porque o Criador é a única força da natureza que nos controla, mas Ele quer que sejamos independentes. Esse é o nosso problema: ser independentes Dele e até mesmo acima Ele!

Está escrito: “Meus filhos Me derrotaram”, o que significa tornar-se livre da escravidão, tornar-se totalmente independente, e tomar a liderança do mundo inteiro das mãos do Criador. Esse é o Seu verdadeiro desejo, Seu sonho. E nós, infelizmente, não queremos pensar em algo superior, mais sublime, e assim continuamos escravos e vivemos como animais.

Portanto, o Criador nos empurra através do sofrimento para que possamos perceber e compreender o nosso estado totalmente pobre, mesquinho, miserável e limitado, e vamos querer subir a partir dele.

Eu espero que, à medida que as aflições cresçam, as pessoas comecem a perceber e entender isso. Não há outra maneira de influenciar as pessoas. Então, as pessoas vão usar o que o Criador lhes oferece: Seu conhecimento, Seu método, Sua sabedoria, a sabedoria da Cabalá.

Se começarmos a implementar isso, vamos ver o nós ganhamos ao nos tornarmos mestres e deixarmos de ser escravos. É assim que entramos em um nível completamente diferente da existência, um mundo de eternidade, infinito e perfeito, uma entidade totalmente diferente, uma dimensão diferente. Mas isso é para as pessoas livres.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 06/02/16