Dúvidas No Monte Sinai

laitman_740_03Torá, “Deuteronômio”, 4:11 – 4:14: E você se aproximou e ficou ao pé da montanha, e o monte ardia em fogo até ao meio dos céus, e havia trevas, nuvens e escuridão opaca. O Senhor falou a você do meio do fogo; você ouviu o som das palavras, mas não viu nenhuma imagem, apenas uma voz. E Ele disse a você o seu pacto, que Ele ordenou que você faça, os Dez Mandamentos, e Ele inscreveu em duas tábuas de pedra e o Senhor me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse estatutos e preceitos, de modo que vocês devem fazê-los na terra a que vocês estão atravessando para possuir.

O Criador fala com o povo da montanha flamejante que simboliza um enorme egoísmo em chamas. Ele os ordena superar esse egoísmo, a fim de se unir com Ele e esculpir as tábuas da Aliança nos seus corações e cortar os Dez Mandamentos em sua carne, ou seja, dez qualidades em que eles vão aderir ao Criador. Então, seus corações de pedra vão se transformar em corações vivos.

Só nessas condições eles serão capazes de entrar na terra de Israel e iniciar a correção de sua natureza animal para a humana.

Pergunta: Por que eles estão sob a montanha e não a escalam?

Resposta: Até agora, eles não são capazes de subir até o topo. A montanha que está suspensa sobre eles representa um enorme ódio que os divide, mas eles ainda não o sentem completamente. Eles entendem que precisam subir até o topo, mas seus desejos são tão pequenos que permanecem abaixo da montanha. Portanto, somente Moisés, sendo seu representante espiritual, sobe a montanha.

A montanha (“Har”, da palavra “Hirurim“, que significa “dúvidas”) simboliza vários problemas que dividem o povo e eles não têm ideia de como superá-los e subir acima deles.

Portanto, eles dizem a Moisés: “Temos medo de nos aproximar da montanha. Ela queima e vibra como um vulcão que pode entrar em erupção a qualquer momento! Ela irradia ódio. Se o vulcão entrar em erupção, vamos rasgar uns aos outros em pedaços. Você sobe e nós vamos ficar aqui. ”

Na medida em que os filhos de Israel corrigem seu egoísmo, ele se revela a eles como uma montanha de ódio. Será assim até o fim da correção. O amor sempre é alcançado acima de ódio.

Eles começam a sentir para onde estão indo, mas ainda não entendem isso completamente porque a uma pessoa só lhe é mostrado a parte do egoísmo que ela pode corrigir. Como pode ser de outra forma? É possível confiar um trabalho sério a uma criança?

Pergunta: Mas Moisés recebeu a capacidade de ver e sentir isso?

Resposta: Moisés é o atributo da doação absoluta que os conduz. Apesar do fato de que seu egoísmo resiste e não quer isso, o ponto no coração os puxa para a frente. Mesmo se a pessoa realmente não quiser isso, ela ainda corre para cima porque o ponto no coração é mais forte, mais alto e mais leve do que ela.

Ele diz à pessoa, “Se você não quiser ir comigo e despreza meu avanço, você vai se tornar pior do que um animal”. A pessoa, mesmo fora do egoísmo e fora de seu orgulho, não pode concordar com isso. Por isso, ela segue o ponto no coração contra a sua vontade. Essa é a nossa vida.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 17/02/15

Comente