Desfazendo Mitos Sobre A Cabalá, Parte 5

laitman_627_2Mandamentos e Tradições

Pergunta: A Cabalá obriga a pessoa a seguir os rituais judaicos?

Resposta: Quando a pessoa estuda a sabedoria da Cabalá, mesmo sendo a pessoa mais secular que nunca seguiu nenhuma tradição, ela começa a sentir que todos esses rituais são dados com a finalidade de lembrar sobre a conexão com a força superior. Por isso, algumas pessoas começam a seguir essas tradições, embora não haja nenhuma obrigação.

Pergunta: Por exemplo, qual é o significado das bênçãos do pão e do vinho no início da primeira refeição do Shabat?

Resposta: É impossível explicar essas ações sem a sabedoria da Cabalá. Apenas a Cabalá explica o que significa o sétimo dia do Shabat. Ele corresponde ao sétimo milénio, isto é, o fim da correção.

Nós esperamos chegar a um estado em que todo o mundo vai ser corrigido e continuará sua existência no amor geral e absoluto pelo outro em maior grau do que para si mesmo. Então, a força superior será revelada entre nós na conexão corrigida e habitará entre todos.

Sem a sabedoria da Cabalá, é impossível entender o que a Torá está falando.

Pergunta: Por que adicionamos sal ao pão durante a bênção no início da refeição do Shabat?

Resposta: Isso é muito simples de entender para alguém que estuda Cabalá. No entanto, é impossível explicá-lo sem usar os termos Cabalísticos. O pão simboliza a Luz da Misericórdia, HassadimBina, ao passo que o sal é Malchut. Dessa forma, surge uma conexão entre BinaMalchut, como está escrito: “Você deve oferecer sal em todos os seus sacrifícios”, como um sinal da união.

A pessoa precisa estudar isso. É impossível explicar em poucas palavras. Se você quer entender o significado interno de qualquer tradição, isso só é possível através da sabedoria da Cabalá. Todas as tradições, leis e mandamentos do judaísmo vêm da Cabalá e só existem por causa dessa sabedoria. Ela explica seu verdadeiro significado e os preenche com o sentido interior.

Do Programa da Rádio 103FM, 28/02/16