Criando A Sociedade Do Futuro

laitman_229Pergunta: A humanidade precisa do exemplo de uma existência pacífica de acordo com uma lei superior. O grande Cabalista Baal HaSulam escreveu sobre a possibilidade de dar um exemplo através da criação de uma espécie de mini sociedade do futuro em algum lugar, uma geração perfeita vivendo de acordo com os princípios de unidade e amor. Por que não estamos fazendo isso? Será que o Baal HaSulam estava escrevendo isso para pessoas que já estão na espiritualidade?

Resposta: Isso de fato responde à pergunta. Nós não estamos fazendo isso porque a criação de uma sociedade futura requer certo número de pessoas que alcançaram o mundo espiritual.

Guiar corretamente a nova sociedade exige um punhado poderoso de pessoas sérias que já estão na sensação da espiritualidade, que conhecem e compreendem o sistema superior, pois só assim irão interagir no caminho certo e gerenciar todos aqueles abaixo delas que ainda não atingiram a revelação da espiritualidade.

Até a entrada na sensação do mundo superior, é impossível cumprir a missão da última geração. Portanto, cabe a nós abordar isso com nossas condições. É impossível criar uma geração como essa artificialmente, sem as pessoas que compõem o esqueleto espiritual. Se entre os milhares de meus alunos houvesse pelo menos duas centenas de pessoas que alcançaram o mundo espiritual, seria possível pensar na criação de uma mini nação espiritual.

Quando eu estava no Canadá, eu ouvi sobre um grupo de Hassidim com cerca de duzentas famílias que viajaram para o Norte, compraram terras lá, e viveram lá com toda a sua comunidade, criando gado, cultivando hortaliças, educando seus filhos e orando, e isso funcionava bem para eles.

Mas nós, alunos da sabedoria da Cabalá, temos um objetivo diferente. O trabalho contra o ego é constante e difícil. Para fazer isso, é necessário que haja uma massa crítica de pessoas corrigidas.

Pergunta: Para eles é fácil, mas para nós não seria fácil. Por exemplo, num filme, o herói é determinado ao ser colocado numa situação dramática. Caso contrário, ele não surge.

Resposta: A situação dramática para nós é totalmente diferente do que em um filme egoísta. Em um filme, você supera o ego de um estranho, suprimindo-o através de seu ego. Mesmo quando você suprime seu próprio ego, você está suprimindo o seu ego atual. Assim, de qualquer forma, esse é um ganho egoísta.

Pergunta: No entanto, as condições são muito semelhantes lá. Isso só acontece em uma situação dramática, apenas quando você está em um beco sem saída. Isso não acontece em qualquer outra situação.

Resposta: Esse é um beco sem saída que você está deixando porque está se esforçando ao máximo, mesmo até a morte, porque está esperando uma recompensa após a morte. Seu ego ganha de qualquer maneira.

Em contraste, em uma sociedade de estudantes da Cabalá, é o oposto. Cabe a você suprimir seu ego, destruí-lo, erradicá-lo, de modo que ele não vai existir. O impasse ocorre apenas por um momento. Então nós trabalhamos acima do ego quando subimos constantemente acima dele, em oposição a ele.

Pergunta: Por que não podemos criar uma situação dramática artificial de vida conjunta e trabalho compartilhado onde seria necessário avançar, ascender, para trabalhar acima do ego?

Resposta: Baal HaSulam sonhava com isso, e eu falei sobre isso muitas vezes com o Rabash. Pelo que entendi em seu tempo e pelo que vejo hoje, uma massa crítica de pessoas em uma base espiritual séria é o que é necessário.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 15/05/16