Aproximar-Se Da Correção

laitman_746_03Torá, “Deuteronômio”, 2:16 – 2:19: E sucedeu que, sendo já consumidos todos os homens de guerra, pela morte, do meio do povo, o Senhor me falou, dizendo: “Hoje passarás a Ar, pelos termos de Moabe. E chegando até defronte dos filhos de Amom, não os molestes, e com eles não contendas; porque da terra dos filhos de Amom não te darei herança, porquanto aos filhos de Ló a tenho dado por herança”.

Existe uma sequência muito clara na correção do egoísmo. Esaú vem em primeiro lugar, depois Ló (Lot), e depois todos os outros, exceto os amalequitas que não podem ser corrigidos. Por isso se diz que é impossível corrigi-lo, porque ele é chamado de “Lev HaEven” (coração de pedra). Sua correção é destruição.

Trinta e dois desejos principais, que são a base de todo egoísmo, são imutáveis! E todos os outros podem ser corrigidos para a doação, amor e conexão. O fim da correção é especificado na Torá.

Para uma pessoa que entende o que é dito e que sente as raízes superiores, esse é um estado real com o qual ela pode lidar e se corrigir. Para ela, isso está revelando um mundo interior, e ela, ao trabalhar com ele, vê claramente toda a geografia, a história, a humanidade, várias nações, e assim por diante. Tudo está dentro de seu egoísmo e está sujeito às ações de correção.

Comentário: O Criador diz aos filhos de Israel: “Não os molestes, e com eles não contendas”. Mas eles começam a ter uma contenda.

Resposta: A guerra pela correção começa. Quando falamos de extermínio e assassinato, queremos dizer a destruição da intenção egoísta, que é restaurada por intenções altruístas.

O egoísmo em si só corrige a intenção “para mim” para a intenção “para os outros” e se torna altruísmo. E todos os desejos permanecem. Isso é chamado de extermínio das nações ou correção.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 20/01/16