A Vida Para Além Das Fronteiras Do Nascimento E Da Morte, Parte 2

Laitman_712_03A sabedoria da Cabalá explica que a nossa vida está organizada de uma maneira especial. Por um lado, nós vivemos em um corpo físico no nível animal, como todos os animais, com um número limitado de anos. Mas durante a nossa existência neste planeta nós recebemos uma incrível oportunidade de alcançar o grau mais elevado do homem, Adão, (Domeh: similar) até o mundo superior que é eterno e perfeito.

Nós podemos fazer isso se nos elevamos acima do nosso corpo material e começamos a construir um corpo espiritual, ou seja, um grau espiritual. O corpo espiritual é completamente oposto à forma como percebemos a nós mesmos hoje. Ele é realmente espiritual, isto é, uma força sem matéria. Essa força é construída na medida em que começamos a tratar uns aos outros de forma completamente diferente do que agora.

Agora nós tratamos uns aos outros egoisticamente. Mesmo o amor que temos pela família e os filhos é egoísta. Afinal, nós os amamos porque eles estão perto de nós e nós sentimos nossa dependência deles. Mas se podermos construir uma atitude para com a realidade que seja oposta ao nosso egoísmo, vamos começar a adquirir a segunda força, a força de amor e doação aos outros, e sentir uma nova realidade nela que é uma rede de conexões.

Se eu chego ao ambiente sem a intenção de usar plenamente todos para o meu próprio benefício, mas mudo a minha atitude de modo que todos se sintam igualmente bem, eu vejo um mundo diferente, um mundo que está unido, onde todos estão conectados entre si, com a força de amor, unidade e doação mútua agindo entre nós. Então eu posso mudar a minha percepção, meu sistema de pensamento e avaliação, e sentir-me existindo em outro mundo.

Se a minha atitude, meu modo de pensar e minha percepção mudarem, eu vou ver outra realidade. Se eu tratar o mundo inteiro – pedras, plantas, animais e seres humanos – como eu mesmo, vendo-os como um sistema unificado, todos eles vão se aproximar de mim. Eu sinto que dependo deles e que eles dependem de mim.

De repente, eu vou parar de sentir o tempo porque o fluxo do tempo é um preenchimento de algumas deficiências, e não vou tê-las mais. Eu não vou precisar de nada; todas as minhas necessidades estarão apenas nas outras pessoas. Os conceitos de tempo e espaço desaparecem. Afinal de contas, o espaço é definido pela distância entre eu e a outra pessoa, calculado de acordo com o quanto eu posso receber dela para o meu próprio benefício.

E agora verifica-se que o oposto é verdadeiro, eu não me importo de quem é esse desejo: meu, seu, dela…. Quando eu não olho para o mundo egoisticamente, o mundo começa a mudar drasticamente. Minha percepção da realidade muda e eu vejo o que os Cabalistas chamam de mundo superior.

Se eu trato a todos dessa forma, eu sinto meu corpo cada vez menos, esse animal interno, que agora é o meu “eu”. E mesmo que esse animal morra, da forma como é de costume nos corpos, não vou sentir nenhuma perda. Isso é porque já estou conectado a todos e vivo dentro deles. Eu não vivo dentro do meu corpo animal cuidando dele, mas estou espalhado entre todos.

Essa nova percepção de mundo através do poder de doação e amor apresenta uma vida no grau chamado mundo superior, a vida eterna fora do corpo. A sabedoria da Cabalá nos dá essa oportunidade convidando-nos a participar de tal sistema de conexão, e revela o mundo superior que está oculto de nós agora.

Ele é invisível até adquirirmos as qualidades de doação e amor. No entanto, ele realmente existe aqui, ao nosso lado. Há pessoas em nosso mundo que, embora vivendo em organismos como o nosso, sentem uma conexão diferente entre todos: doação e amor.

Esse método foi desenvolvido por Abraão e passado ao grupo de pessoas que se reuniu em torno dele, que depois se chamou povo de Israel. Israel significa direto ao Criador (Yashar-El), ou seja, nossos relacionamentos, educação e interação são dirigidos ao grau que é superior à nossa vida atual.

Nós devemos alcançar o grau do mundo espiritual aqui e agora, enquanto existimos no corpo animal, e assim está escrito: “Você vai ver o seu mundo nessa vida”. Assim, a pessoa sente que saiu das limitações de seu corpo e agora vive a vida eterna. O mundo espiritual é aqui; só precisamos senti-lo!

De KabTV “Uma Nova Vida” 05/05/16