A Conclusão Da Missão De Moisés

laitman_740_03Moisés perguntou: “Permita-me repetir a Torá desde o início para os Judeus antes da minha morte! Eu quero explicar-lhes todos os lugares difíceis e detalhes das leis da Torá” (Midrash Rabah, “Devarim“, 4:1 – 4:2)

Moisés não pode entrar na terra de Israel porque nós entramos nela a fim de conquistá-la, e Moisés está no nível de Bina pura, doação absoluta. Portanto, todo o seu trabalho termina no intervalo do Egito para a recepção da Torá e seu desenvolvimento.

Os filhos de Israel passaram o primeiro período de aprendizagem da Torá e sua adaptação enquanto vagaram no deserto por quarenta anos. Eles morrem durante esses anos, ou seja, todo o egoísmo com o qual saíram do Egito morre neles e fica totalmente corrigido para a doação.

Agora eles precisam trabalhar com essa qualidade, a fim não só de subir acima de todos os desejos egoístas, mas para convertê-los em altruístas. Como um fazendeiro ao arar a terra, virando-a, permitindo que novos brotos nasçam, a mesma coisa acontece aqui.

E Moisés não está pronto para isso. Essa não é a sua força, mas o uso da qualidade egoísta inferior, da terra de Israel, que ainda não é a terra de Israel. Ela vai se tornar a terra de Israel quando for conquistada.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 20/01/16

Comente