Voltar À Semelhança De Adão

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se o Criador criou a criatura à sua imagem e semelhança, por que corrigi-la?

Resposta: Na Torá é dito que o Criador criou Adão. “Adam” em hebraico significa homem. Em outras palavras, Adão é a imagem ideal de um ser humano que foi criado pelo Criador à Sua semelhança.

Depois disso, o mesmo Adão pecou, ​​o que significa que caiu do nível espiritual, da característica de doação e amor, da semelhança com o Criador, para um nível oposto a Ele, e foi fragmentado em partículas minúsculas.

Portanto, agora temos que juntar todas as partículas e “reconstruir” o mesmo Adão. Nós somos chamados de filhos de Adão porque em cada um de nós há um fragmento dele. Nós precisamos nos conectar e elevar juntos nossos anseios interiores e correções do ego até o Criador. Hoje não somos à Sua semelhança, mas somos completamente opostos.

Portanto, cabe a nós voltar à nossa semelhança original, corrigindo todos os fragmentos e conectando-se em um único conjunto que representa a soma desse único Adão. Essa é a nossa correção. O caminho em direção à correção é através da implementação da regra geral: “E amarás o teu amigo como a ti mesmo” (Levítico 19:18).

Pergunta: Como é possível explicar que há pessoas que sofrem mais e há pessoas que sofrem menos? Por exemplo, alguém nasce sem-teto e sem raízes e toda a sua vida é uma luta pela sobrevivência, enquanto outro nasce em abundância e não enfrenta sérios obstáculos e sofrimento em sua vida.

Resposta: Cada um de nós é um nível diferente do Adão espiritual. Ele é encontrado mais em uma parte e menos em outra. Cada um vem de diferentes níveis: o cérebro, as mãos, as pernas, o corpo, etc.

Adão é um sistema espiritual, mas se o examinarmos de acordo com o nosso corpo, cada um é uma parte diferente, uma raiz diferente dessa grande alma. Cada um tem um destino diferente, diferentes condições iniciais, e, claro, diferentes estados finais.

À medida que nos conectamos em uma única semelhança, cada um e tudo o que há nele se completa e se equilibra. Quanto mais inferior for a pessoa, mais fácil será para ela entrar na correção necessária do que outra pessoa. No final, o trabalho específico de cada um é idêntico.

Da Lição de Cabalá em Russo 16/02/16

Comente