Unidade, O Caminho Para Um Bom Futuro

Unity, The Way To A Good FuturePergunta: No curso da história do povo judeu, nós já passamos por situações complicadas: êxodo para a terra de Israel, estabelecimento da nação, e manutenção de relacionamentos com aliados e inimigos.

Como podemos explicar o fato de que o mundo apoiou a criação do estado de Israel em primeiro lugar, ao passo que agora esse apoio acabou, e o povo de Israel é obrigado a lutar o tempo todo?

Resposta: Em primeiro lugar, as nações do mundo esperavam que os judeus começassem a realizar a sua missão histórica, de ser como se diz na Torá, “uma luz para as nações” (Isaías 49: 6), o que significa que seríamos um exemplo de unificação para toda a humanidade.

No passado, na antiga Babilônia, os judeus começaram a realizar essa missão sob a liderança de Abraão, e hoje cabe a nós terminá-la. Na sabedoria da Cabalá é dito que, especificamente, neste momento, nós estamos começando a realização do estado final da humanidade.

Portanto, ao longo da história, coube a nós avançar gradualmente em direção a um estado de unidade. Quando conseguimos isso, foi bom, seguro e confortável para nós. Quando não podíamos fazer isso por causa de conflitos internos entre nós, sofremos uma queda em estados terríveis, como no exemplo do Holocausto.

Pergunta: O grande Cabalista do século XIII, Nachmanides (Ramban), disse que nós fomos ordenados pela Torá a governar na terra de Israel que o Criador deu aos nossos antepassados, que não devemos deixá-la na posse de outras pessoas, e que não devemos deixá-la totalmente sem cultivar dentro de todas as suas fronteiras, que o Criador jurou aos nossos antepassados, sem deixar até mesmo parte dela.

Nós sabemos que o conflito Israel-Palestina se tornou uma moeda de troca no mundo atual. Nesse contexto, como você interpreta a declaração, “e não deixá-la na posse de outras pessoas”?

Resposta: Do ponto de vista da Cabalá, eu poderia dizer apenas uma coisa: Se o povo judeu não começar a se unir, pelo menos dentro de Israel, sem mencionar o mundo inteiro, não teremos êxito na realização de nossa posição nessa terra e seremos novamente expulsos da aqui. Se podermos nos unir acima de todas as nossas contradições, não só vamos manter a terra de Israel, mas ninguém vai reclamar a posse dele.

Além disso, os palestinos vão se referir a nós com lealdade e começar a cooperar conosco felizes. Tudo depende apenas de quanto nós nos conectamos. Na verdade, através da conexão entre nós, vamos começar a gerir as boas forças que podem ser descobertas em nosso mundo. Nós não temos outra maneira de alcançar um futuro melhor.

A sabedoria da Cabalá fala sobre a estrutura interna do mundo e sobre as forças que atuam dentro dele. Essa é a parte oculta e secreta da Torá, que fala sobre o que está oculto das pessoas comuns. A pessoa que quer atingir a essência da existência pode aprender a sabedoria da Cabalá e entender que somente a unificação abre o caminho de um bom futuro para nós.

De KabTV “Dia da Independência de Israel” 03/04/16