O Que Falta Aos Cientistas?

Laitman_083Pergunta: As maiores descobertas científicas ocorreram sob certas condições. Nós podemos dizer que um cientista recebe um Masach (Tela) quando faz uma descoberta?

Resposta: Quando um cientista faz uma descoberta, ele recebe um tipo de segundo fôlego, porque está queimando com o desejo de alcançar.

Algo é revelado em certa medida a todos os grandes cientistas, bem como aos grandes escritores, e a razão deles serem tão leais à ciência ou à literatura é porque estão em contato com o que eles chamam de uma musa ou inspiração.

Pergunta: Como pode ser que Isaac Newton, um verdadeiro cientista, de repente começou a estudar a sabedoria da Cabalá e até mesmo escreveu textos Cabalísticos?

Resposta: Newton não foi um típico cientista. Os verdadeiros cientistas apareceram pela primeira vez no século XVIII, de Michael Lomonosov em diante. Até então, todos os cientistas, incluindo Newton, estudavam latim e hebraico antigo, assim como a Torá e a sabedoria da Cabalá. Eles respeitavam e apreciavam tudo isso.

Um verdadeiro pesquisador é alguém que é atraído à natureza, que está pronto para realizar experimentos em si mesmo em prol da ciência e até mesmo beber veneno, se necessário, como os cientistas fizeram no passado. É uma ascensão espiritual para eles, mas eles não têm o mecanismo científica puro que se encontra na sabedoria da Cabalá.

Um Cabalista, por outro lado, descobre o caminho da Luz Superior. Ele é influenciado por um atributo especial, por certa qualidade, e, ao mesmo tempo, sofre mudanças de acordo com certo Reshimo (reminiscência), ou seja, de acordo com alguns dados iniciais. Mais tarde, ele passa por estados espirituais como o Tzimtzum (Restrição), Masach, o crescimento de seu Aviut (Espessura), etc.

Os cientistas não passam por esses processos. Embora seus sentimentos mudem, não é um estado determinístico preciso, mas um estado analógico.

Da Lição de Cabalá em Russo 28/02/16