Nova Vida # 723 – O Holocausto Numa Perspectiva Cabalística

Nova Vida # 723 – O Holocausto Numa Perspectiva Cabalística
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Por que o ódio dos nazistas era dirigido principalmente aos judeus? O que devemos aprender com o crescente antissemitismo de hoje, e como a sabedoria da Cabalá explica o dever da nação de Israel para com o mundo?

Resumo

A nação de Israel deve trazer o método de correção ao mundo como uma “luz para as nações”. Se ela não fizer isso, a força do mal vai chegar. Se ela não conectar o mundo em amor e bondade, a força do mal vai forçá-la a se conectar, assim como os nazistas fizeram durante o Holocausto. Os nazistas nos atacaram como parte de uma guerra ideológica. Eles queriam destruir nosso domínio espiritual. Nós trouxemos o golpe até nós porque não fizemos o nosso trabalho e não ouvimos os Cabalistas que nos pediram para iniciar a correção do mundo.

Quando uma pessoa sofre muito e não sente que pode superar o que está acontecendo de forma alguma, a única coisa que resta a ela fazer é a auto anulação. Ela aceita o que acontece, e, portanto, o ponto de verdade nela desperta, o espírito humano. O rabino Akiva foi salvo de um afogamento no mar graças à auto anulação, quando se agarrou a um tronco e baixou a cabeça cada vez que uma onda o atingia. Após o golpe, o espírito humano continua a fim de permitir que a pessoa se recupere e corrija a si mesma, e por isso é menos importante falar sobre o que aconteceu e mais importante compreender como prevenir outro golpe. A natureza exige que toda a humanidade se torne um feixe como o “Primeiro Homem”. Portanto, a fim de evitar outro golpe, nós temos que trabalhar em nossa conexão e, assim, conectar o mundo inteiro.

Nós, a nação de Israel, temos o método de conexão, que é a sabedoria da Cabalá. O nazismo não é uma noção alemã, mas outra fase no desenvolvimento da sociedade seguindo o socialismo, e pode se espalhar por toda a Europa e os EUA. O mundo inteiro pode se unir contra nós, porque o seu bom futuro depende de nós. Nós recebemos a Torá, a sabedoria da Cabalá, o método de corrigir a natureza humana do mal para o bem.

Infelizmente, a nação de Israel ainda vive de acordo com valores que são incompatíveis com a sua raiz espiritual. O fato de termos um Estado hoje não é garantia para prevenir outro golpe já que o mundo inteiro pode se unir contra nós, e por isso a única solução é trabalhar na conexão entre nós. O Dia em Memória do Holocausto é um tempo de busca da alma.

De KabTV “Nova Vida # 723 – O Holocausto Numa Perspectiva Cabalística” 28/04/16