Nova Vida # 718 – O Êxodo Do Egito É A Verdadeira Liberdade

Nova Vida # 718 – O Êxodo Do Egito É A Verdadeira Liberdade
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Resumo

O que pode ser aprendido com as relações entre Moisés e o Faraó na história do Êxodo do Egito sobre o relacionamento que devemos desenvolver com o ego, o que as pragas do Egito afirmam, e como nos tornamos um povo livre?

A pessoa que quer transcender o seu ego começa a identificar o quanto é totalmente controlada por ele; ela vê como a realidade do seu interesse pessoal a encerra dentro de uma “bolha”, não lhe permitindo sentir a realidade completa.

“Deixe o meu povo ir” (Êxodo 5:1), significa a busca de como se libertar do domínio do meu próprio ego. Moisés quer romper as limitações da percepção estreita do ego e ver o mundo iluminado.

Moisés precisava convencer a todos que o poder estava em suas mãos, para mostrar que as forças do bem estavam sob o controle do Faraó, quão fraco e desprezível Faraó era e que o Faraó realmente não tinha controle, a fim de elevar as forças do bem. Com toda praga que o Egito recebe, o Faraó libera características adicionais que são encontradas sob o controle do ego, que desperta pragas mais difíceis.

As dez pragas correspondem às nossas dez características internas chamadas Dez Sefirot. Cada praga representa um golpe para a percepção egoísta da realidade. Por exemplo, a praga do sangue (Dam) vem da palavra “Domem” (inanimado); ela simboliza Malchut, que é o menor desejo de receber e representa imobilidade.

O objetivo é transcender o ego, parar de pensar apenas em mim mesmo e pensar em todos juntos. É assim que chegamos à percepção completa da realidade, a vida espiritual ilimitada e a adesão com o Criador.

O Faraó simboliza o desejo de receber geral, que inclui desejos únicos chamados filhos de Israel. Esses desejos podem deixar o controle do Faraó e as dez pragas os ajudam a se separar dele. O Criador é o poder de doação e amor que se encontra fora do desejo de receber. Quando nos afastamos do desejo de receber, nos sentimos livres; esse é o futuro da espécie humana, essa é a correção do mundo.

De KabTV “Nova Vida # 718 – O Êxodo Do Egito É A Verdadeira Liberdade”, 19/04/16