Nova Vida # 706 – Cultura Judaica: A Luz Na Torá

Nova Vida # 706 – Cultura Judaica: A Luz Na Torá
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Resumo

O Rav Laitman conta a história de sua vida, sobre seu avô, a sinagoga na Rússia, e sua busca quando chegou a Israel. O desejo de saber o que está por trás dos rituais judaicos o trouxe à sabedoria da Cabalá. A Cabalá nos ensina que há uma força especial na natureza chamada Torá.

A Torá não é um livro, mas a força para a correção do ego de uma pessoa. Quando nos conectamos, podemos atrair juntos a força da Torá, que irá construir o amor entre nós e revelar o Criador para nós.

No mundo material, nós temos diferentes símbolos que indicam as raízes espirituais superiores. A Luz na Torá é a força que existe na natureza como outras forças, e nós podemos revelá-la na conexão entre nós. Essa força não está em um livro na Arca Sagrada escrita em pergaminho. O livro é apenas um símbolo dessa força. Essa é a razão que se diz: “Eu preferiria que eles Me deixassem e mantivessem minha Torá, uma vez que a Luz nela reforma”. Nós temos que prestar atenção nos outros, o que significa querer atingir o estado das boas relações entre nós, de modo que sejamos como um homem com um coração.

A Luz nos dá as respostas às perguntas existenciais, tais como: Para que estamos vivendo? Por que não podemos receber tudo?

Todos compreendem a Torá de acordo com as suas próprias capacidades. Assim, os Cabalistas não veem histórias na Torá, mas fases de correção. A Luz é uma força natural que pode ser identificada com o dispositivo adequado, e esse dispositivo é a conexão especial entre nós.

De KabTV “Nova Vida # 706 – Cultura Judaica: A Luz Na Torá”, 17/03/16