Nova Vida # 548 – O Holocausto E A Nova Identidade Judaica

Nova Vida # 548 – O Holocausto E A Nova Identidade Judaica
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Nitzah Mazoz

Como o Holocausto afetou nosso desenvolvimento como nação? O que devemos entender do que aconteceu e qual é a identidade judaica que temos que construir para sermos um modelo e uma fonte de afinidade para o mundo inteiro?

Resumo

O mundo está avançando não apenas tecnologicamente; nós também precisamos desenvolver uma nova consciência, uma atitude positiva com todos. Hoje está claro que podemos conseguir qualquer coisa tecnologicamente e há uma grande abundância, mas as relações entre as pessoas estão piorando.

Esse processo começou há cem anos. Nós recebemos a oportunidade de voltar à nossa terra e restabelecer a conexão entre nós. Mas como não fizemos isso, o mundo foi jogado no turbilhão de guerras, revoluções e, finalmente, o Holocausto.

Depois do Holocausto nós recebemos a oportunidade de nos desenvolvermos na terra de Israel. Hoje, o mundo está em colapso e o ego está destruindo tudo. Antes do Holocausto nós sobrevivemos no exílio e mantivemos os costumes religiosos. Mas como não avançamos para uma nova consciência de liderar o mundo até o amor, recebemos um empurrão negativo.

Todas as aflições que atravessamos desde o estabelecimento do Estado de Israel resultam do atraso no nosso avanço rumo a uma nova consciência. A verdadeira identidade judaica interna é que somos todos um feixe. Nós temos que corrigir o nosso egoísmo.

Nossa nação foi dividida em dois grupos em Israel, religioso e secular, e existem inúmeras facções dentro de cada grupo. Nós temos que construir uma cobertura que vai nos proteger do ódio, da rejeição e do distanciamento. Nós devemos despertar a força de conexão. Vamos estimular a força positiva na nação acima da força negativa do egoísmo e segurar as duas rédeas.

A revelação da força de conexão e amor entre as pessoas é chamada de revelação do Criador. Esse é o objetivo da nossa vida. Quando estávamos no exílio mantivemos a maneira judaica tradicional. Mas, em Israel, a força negativa e o ódio entraram em erupção. Hoje temos que acrescentar a força positiva que vai levar a nação à conexão. Nós precisamos de pessoas que possam conduzir e educar a nação para esse fim. Assim, a força positiva, a força do amor, vai se espalhar entre nós e vai colocar no coração de cada ser humano a preocupação pelo bem-estar dos outros.

A futura identidade judaica é levar a humanidade ao amor e à conexão, e se tornar uma nação espiritual.

De KabTV “Nova Vida # 548 – O Holocausto E A Nova Identidade Judaica”, 07/04/15