Lutando Contra A Sombra Do Holocausto, Parte 1

Laitman_006Pergunta: Qual é a força do espírito humano e de onde ela vem? Por que nos momentos mais difíceis do Holocausto, exatamente quando as pessoas estavam à beira da sobrevivência, elas apresentaram o maior espírito e mantiveram a dignidade humana?

Os nazistas tentaram reduzir as pessoas ao nível dos animais, mas mesmo nos campos de concentração e guetos os judeus conseguiram manter o seu espírito e o sentimento de ajuda mútua, organizaram grupos de educação e teatro, e fizeram tudo que lhes permitisse se sentir humanos e subir acima de seu estado.

Resposta: Esse é um fenómeno psicológico conhecido. Quando uma pessoa não sente qualquer possibilidade de mudar o que está acontecendo, é forçada a concordar com a força poderosa e cruel que a espreme em um torno muito duro. Então ela só pode se curvar e aceitar tudo como está. Mas dentro dessa humildade desperta o ponto da verdade, o espírito humano.

Enviando-nos essas dificuldades, o Criador apoia ao mesmo tempo o nosso espírito interior. Portanto, nós vemos que mesmo enquanto nos submetemos à pressão dessa enorme força, o homem, na profundidade de sua alma, sente que esse é o seu destino, a força superior. Esse golpe cai sobre ele desde cima e ele tem que se curvar e tentar sobreviver, preservando tanto quanto possível a aparência humana.

Portanto, durante o Holocausto, nós vimos esses exemplos de coragem e superação. No entanto, esse é um indicativo de que as pessoas só se resignaram, aceitaram o que estava ocorrendo, e simplesmente esperaram por esse golpe passar.

Isso é semelhante ao que aconteceu com o rabino Akiva que estava navegando e encontrou uma violenta tempestade. O navio se dividiu e afundou, mas o rabino Akiva conseguiu sobreviver, o único de todo o navio.

Quando lhe foi perguntado mais tarde como ele conseguiu se manter à tona, ele explicou que ele agarrou um tronco e cada vez que uma grande onda surgia, ele inclinava a cabeça. Dessa forma, essas ondas em vez de afoga-lo, o levaram para a costa.

Acontece que, no nosso mundo, quando já é evidente uma força do mal que recebeu a permissão de nos destruir, é tarde demais para combatê-la. Afinal de contas, nós já perdemos essa guerra se permitimos que a força do mal aparecesse. Por nosso comportamento nas relações mútuas, nós permitimos que os nazistas se elevassem, chegassem ao poder e começassem a governar todas as nações da Europa.

Ao baixar a cabeça, nós permitimos que essa força passe por cima de nós, e podemos chegar à costa prometida.

A questão é que os judeus poderiam ter impedido a chegada dos nazistas ao poder se tivessem ouvido os apelos de Baal HaSulam e de outros Cabalistas e tivessem começado a correção do mundo. Mas nós não fizemos isso e levamos uma vida normal no exílio. O grande Cabalista Ari instou iniciar a correção do mundo no século XVI. Em seu tempo, o período de exílio já havia terminado e o período de redenção tinha começado.

Se nós não nos movermos em conjunto com as forças de redenção que começaram a agir no mundo e ficarmos no exílio como antes, sem querer e mesmo se opondo à redenção, nós atrairemos até nós uma reação de forças de destruição muito ruins e perigosas. Neste caso, elas são reveladas no mundo e agem contra o povo de Israel.

De KabTV “Uma Nova Vida” 28/04/16