Desfazendo Mitos Sobre A Cabalá, Parte 4

laitman_527_04A História Sobre Subir Os Degraus Do Amor

Pergunta: Sobre o que a Torá escreve, de acordo com a sabedoria da Cabalá? Ela descreve os acontecimentos históricos?

Resposta: A Torá descreve o sistema superior que governa o mundo inteiro, inclusive eu. Ela explica como posso revelar esse sistema e estabelecer a relação direta, “curta” com o meu Criador.

A Torá dá à pessoa a oportunidade de trazê-la ao amor do Criador através do “ama ao próximo como a si mesmo”. O amor é a conexão mais profunda, íntima e interior. A Torá leva a pessoa a essas relações com toda a humanidade e com o Criador. Essa não é apenas espiritual, mas também a instrução completa.

Pergunta: Ainda assim, os eventos descritos na Torá realmente aconteceram?

Resposta: Esses estados ocorreram dentro de uma pessoa que estava no processo de alcançar o Criador, corrigindo suas propriedades a tal ponto até que elas seriam iguais às propriedades da força superior, e subindo os degraus de amor e doação.

Pergunta: Moisés e Abraão existiram?

Resposta: É claro que existiram. Todos os estados espirituais descritos na Torá também foram realizados nos ramos materiais deste mundo. Cada raiz espiritual tem que tocar o seu ramo de material e ser manifestada nele.

Pergunta: Quem foi o primeiro homem, Adam HaRishon, de acordo com a sabedoria da Cabalá?

Resposta: Um homem cujo nome era Adão viveu 5.777 anos atrás. Ele é considerado o “primeiro homem”, porque foi o primeiro a revelar o Criador, a força superior, e ele escreveu um livro sobre isso intitulado Anjo Raziel.

Ele era uma pessoa como você e eu. Depois dele, somos chamados de povo “, filhos de Adão” (Bnei Adam) uma vez que todos nós viemos dele.

Isso não é porque ele foi o primeiro ser humano nesse mundo depois dos macacos. Assim como outras pessoas, ele nasceu de uma mãe e pai. No entanto, Adão é chamado de primeiro homem porque foi o primeiro que revelou o sistema superior e a força superior existente no seu interior, que rege todos nós.

Pergunta: Há quanto tempo o mundo existe de acordo com a sabedoria da Cabalá: 5.777 anos ou 14 bilhões de anos?

Resposta: Obviamente, o mundo existe há 14 bilhões de anos. Os livros Cabalísticos descrevem o Big Bang e a evolução do mundo. Baal HaSulam escreve como a Terra estava atravessando os períodos de aquecimento e arrefecimento por 30 milhões de anos. As pessoas simplesmente não entendem o que está realmente descrito na Torá, e, portanto, se confundem.

Mesmo 400 anos antes de Darwin, o grande cabalista Ari escreveu que um ser humano se desenvolveu de um macaco e esse desenvolvimento levou dezenas de milhares de anos. Todas as evidências obtidas das escavações arqueológicas são verdadeiras. A Cabalá é uma ciência ao invés de uma crença cega. Ela é baseada na pesquisa da realidade dos Cabalistas. Essa pesquisa lhes dá a compreensão do mundo.

Comentário: Nem tudo descrito na Torá parece ser como eventos reais. Por exemplo, eu nunca encontrei na minha vida uma cobra que pudesse falar ou um mar que pudesse se dividir.

Resposta: A Torá não fala sobre o nosso mundo, mas sobre o mundo superior. No entanto, todas as raízes espirituais chegam ao nosso mundo e o governam. Por exemplo, a serpente original é o nosso egoísmo, que fica dentro de nós e nos tenta o tempo todo.

A serpente, Adão, e Eva descritos na Torá são as propriedades espirituais internas que existem em cada um de nós. A Torá fala sobre as propriedades espirituais internas dentro de uma pessoa. Quando a pessoa se desenvolve através do estudo da Cabalá, ela alcança as forças existentes dentro dela, que se relacionam entre si como Adão, Eva, a serpente, a árvore do conhecimento do bem e do mal. Esse é um diálogo interno dentro de uma pessoa.

Moisés e Aarão existem dentro de cada um de nós. Todo mundo revela o livro da Torá e o encontra dentro de si mesmo. A nação de Israel e as nações do mundo, Nabucodonosor e os Macabeus, são diferentes forças da nossa alma.

Dentro de nós há sempre uma batalha entre as forças do bem e do mal, das quais somos criados, como é dito “Eu criei a inclinação ao mal e a Torá como complemento a ela, como um remédio para a sua correção”.

A força do mal está em constante crescimento dentro de nós, manifestando-se com mais força a cada dia. Ao mesmo tempo, nós temos que atrair a força do bem, a Luz da Torá que nos devolve a nossa fonte, através do estudo da Cabalá. Assim vamos constantemente equilibrar a crescente força do egoísmo com a força do bem.

Programa da Rádio Israelense 103FM, 28/02/16