Carl Jung Sobre O Principal Perigo

laitman_232_02Comentário: Em uma das últimas entrevistas que a BBC realizou com o psiquiatra Carl Jung, ele disse: “Nós precisamos de mais compreensão da natureza humana, porque o único perigo que existe é o próprio homem – ele é o grande perigo, e estamos lamentavelmente inconscientes disso. Não sabemos nada sobre o homem – muito pouco…”.

Resposta: A psique humana é a fonte de tudo que nos espera no futuro. Eu estou certo de que, assim como nós mudamos no passado de máquinas mecânicas para máquinas eletrônicas, e de máquinas eletrônicas para máquinas computadorizadas, agora é a hora de mudarmos gradualmente de sistemas computadorizados para tecnologias e instrumentos tridimensionais, e assim vamos gradualmente descobrir que não é nisso que devemos nos envolver.

Tudo isso é externo e bruto, enquanto nós temos que nos envolver em nosso sistema, no ser humano interno que está dentro de nós.

Dentro de nós estão todos os segredos da natureza. O mundo é atingido e representado em uma pessoa.

Nós também vemos isso em numerosos estudos que têm sido realizados principalmente em astronautas. Há uma grande quantidade de dados sobre as mudanças na psique de um homem enquanto no espaço, ao retornar à terra, etc., que não têm base científica.

Mas os dados mais confiáveis estão gradualmente acumulando sobre como audição e a visão de uma pessoa mudam completamente quando as condições em que a pessoa está mudam. Ela pode ver uma caixa de areia onde as crianças brincam de uma distância de 300 quilômetros, e pode, de repente, ouvir o que seus amigos que estão ao seu lado pensam. Portanto, nós temos que estudar o homem que contém todos os segredos da natureza.

Avançar em direção aos níveis mais baixos da natureza – animal, vegetal e inanimado – é uma direção não natural na evolução da ciência. A ciência tem que desenvolver mais para cima! E acima do homem há apenas sua alma. Isso é o que a pessoa alcança por si mesma. É realmente a partir de sua mentalidade, de sua psicologia, que ela pode encontrar o caminho para o próximo nível.

A sabedoria da Cabalá é a psicologia mais elevada. Ela nos diz quais níveis de realização formam o homem e que níveis de realização nele ainda têm que desenvolver, e nos diz exatamente como ascender através destes níveis, desde a sensação deste mundo, que vemos e construímos dentro de nós, até a sensação do mundo superior, que também temos que construir dentro de nós. Esse é todo o problema.

Não tem nada a ver com guerras. Brincar com armas, tanques e aviões é apenas um jogo de crianças. Nós temos que pôr fim nisso porque a humanidade precisa aspirar a algo mais inteligente e importante.

Eu ainda espero que haja um avanço na direção certa e que paremos de pensar em uma terceira guerra mundial. As guerras não resolvem nada, de forma alguma, assim como as crises.

Portanto, vamos nos envolver no assunto mais sublime que podemos nos envolver, na alma humana.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 12/04/16