A Sabedoria Da Cabalá E A Psicologia

Laitman_083Comentário: A sabedoria da Cabalá explora o egoísmo, mas a psicologia também explora a reação do nosso egoísmo a vários estímulos externos e pode registrar isso com a ajuda de fórmulas. Qual a diferença entre elas?

Resposta: A psicologia não pode registrar nada com a ajuda de fórmulas porque a pessoa não tem nada que irá aprimorar o seu egoísmo; ela não pode controlá-lo.

Só é possível gerenciar o egoísmo se a pessoa dirige uma “Luz” especial (o desejo de doar) em direção a si mesma como um laser, um feixe que o direciona a um objeto, e sob determinada frequência e comprimento de onda da Luz ocorrem mudanças no objeto. Se a pessoa não controla a gestão do seu desejo egoísta, todos os relatórios e resultados são totalmente espontâneos. É impossível prever as conclusões com antecedência.

Portanto a psicologia não é uma ciência. Ela dá resultados corretos, embora eles não possam conduzir a um método geral e um denominador comum, porque a pessoa não tem qualquer influência precisa e clara sobre o seu egoísmo. É impossível dizer: “Se eu adicionar 10 gramas de esforço, algo assim vai acontecer, eu adiciono mais 10 gramas de esforço e outra coisa acontece”. Não há tal coisa. Por isso, é impossível determinar diferenças entre as pessoas.

Na psicologia, os dados estatísticos trabalham de acordo com as médias, mas são imprecisos porque a pessoa não tem a Luz Superior em suas mãos, um instrumento que irá influenciar seus desejos e características.

Mas a sabedoria da Cabalá tem. Através de mudanças na atitude de uma pessoa e dos esforços que ela faz para com os outros, ela atrai quanta (porções) da Luz Superior que realizam mudanças graduais em seus desejos. Com cada quantum de Luz, os desejos mudam e a pessoa sente como ela muda em uma direção ou outra. Ela se aprimora e se calibra novamente.

Da Lição de Cabalá em Russo 28/02/16