Vida Nova # 541 – Cultura Judaica: As Dez Pragas No Nosso Dia

 

Vida Nova # 541 – Cultura Judaica: As Dez Pragas Em Nossos Dias

Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Que está a Torá realmente dizendo-nos, o que nos é revelado pelas dez pragas, e por meio da educação apropriada como podemos construir um mundo equilibrado para que possamos viver em paz e tranqüilidade?

Resumo

A Torá não está falando de coisas que acontecem neste mundo material, mas no mundo superior. Cada pessoa deve perceber todas as histórias da Torá por si mesmo, e dentro de si mesmo: Adão, o período da inundação, o Êxodo do Egito, e assim por diante.

Cada pessoa deve escrever um rolo da Torá para si mesmo, ou seja, ele deve corrigir suas características de acordo com as letras da Torá.

Fomos criados com uma natureza egoísta; só fazemos coisas para o nosso próprio benefício. Nosso objetivo deve ser transcendência para o amor. Para corrigir a nós mesmos, seja por meio de golpes ou por meio da consciência, devemos sentir que o ego é prejudicial a nós.

O Faraó simboliza o ego em uma pessoa; isso não nos permite sermos atenciosos para com os outros ou desenvolvermos amor pelos outros. Então o Faraó, o ego em nós, deve receber golpes. Hoje toda a humanidade está em um estado de “Egito”.

As 10 pragas levaram os filhos de Israel a romper com o ego que é dividido em 10 partes. Um exemplo de uma praga: O mundo está cheio de abundância hoje, mas como resultado de relacionamentos ruins, metade do mundo está morrendo de fome enquanto a outra metade lança grandes quantidades de alimentos ao lixo.

O ego desenfreado é a causa do custo de vida, habitação e aposentadoria. Além disso, a natureza nos assalta impiedosamente. A educação das crianças, divórcios, drogas, assassinatos, violência e terrorismo- cabe a nós reconhecer que tudo isso é derivado do ego.

A situação no mundo exige divulgação do método de correção, o método de conexão acima do ego, como remediar a situação, e que há uma cura. Além disso, através da conexão podemos subir para uma nova, eterna, e total dimensão da existência. E o Hagadá de Páscoa (Passover Haggadah) nos fala sobre isso, sobre a liberdade do anjo da morte, a liberdade do ego.

[156.598]

De KabTV “Vida Nova # 541 – Cultura Judaica: As Dez Pragas Em Nossos Dias”, 26/ 3/15