Purificando O Vaso Da Alma

laitman_571_03Pergunta: Será que nós somos responsáveis ​​por todos os sofrimentos que encontramos?

Resposta: O Criador que criou o mal é o responsável. Está escrito: “Eu criei a inclinação do mal; eu criei a Torá como tempero”. Se transformarmos o mal em bem, vamos chegar ao nível do Criador. Tudo em nosso mundo é organizado de modo que a pessoa cave e descubra os problemas em sua natureza, na natureza de sua inclinação ao mal, e encontre uma maneira de superar esses problemas usando corretamente o método de correção.

Se tais perguntas surgem, isso significa que a pessoa está pronta para começar a usar esse método, e assim ela gradualmente percebe por que tudo foi criado do jeito que está e não de forma diferente. Então, ficará claro para ela que o Criador é a força especial da natureza que inclui toda a criação, toda a natureza, todos os níveis superiores, que são inacessíveis para nós agora, mas que vamos revelar.

Quando corrigirmos o egoísmo que o Criador criou intencionalmente como cruel, imenso e universal, nos tornaremos os gestores de toda a natureza, tanto em nosso mundo como em todos os outros mundos. A humanidade ascenderá ao nível de eternidade e perfeição mesmo sem ter que morrer; vamos simplesmente subir ao próximo nível.

A humanidade está no nível de desenvolvimento quando a pergunta sobre o sentido da vida surge na maioria das pessoas. De acordo com a sabedoria da Cabalá, isso indica que nós amadurecemos e atingimos o nível em que estamos prontos para perceber e se adaptar ao mundo superior.

Pergunta: Por que sofremos se o pensamento da criação é para o homem desfrutar?

Resposta: A razão é que não nos corrigimos. Se soubéssemos como fazer isso e começássemos o processo de correção, imediatamente nos sentiríamos melhor, subindo os níveis da escada do bem.

Comentário: Há uma fábula interessante sobre isso. Um homem sedento está ao lado de um riacho de água fresca e tenta encher um copo sujo. A água parece ter um gosto ruim, amargo, e ele não pode bebê-la, de modo que amaldiçoa o riacho sujo. É assim que muitas vezes amaldiçoamos o Criador que nos envia sofrimentos.

Quando a pessoa finalmente perceber que a causa não é a água, mas o copo, tudo vai mudar. Ela limpa e purifica o vaso e o gosto da água muda, torna-se claro para ela que a água no copo estava sempre pura, mesmo quando ela sofria.

Resposta: Sim, essa é a nossa vida, mas só seremos capazes de aproveitar a vida se pudermos extrair as forças corretas dela.

Da Lição de Cabalá em Russo 16/02/16

Comente