Os Três Parâmetros Da Fé

laitman_568_01Pergunta: A fé, e não o conhecimento, está na base de toda religião. Todas as religiões têm certas restrições e proibições relativas à realização das leis do universo. Por que?

Resposta: É porque as religiões não se envolvem em atingir a força superior. Elas não podem fazer isso e existem no escuro. Se uma pessoa pudesse alcançar a verdadeira realidade, não haveria religiões, somente a sabedoria da Cabalá permaneceria.

Essa é a razão das religiões estarem interessadas na fé cega, e, portanto, suprimirem todas as perguntas que as pessoas possam ter sobre o sentido da vida. A percepção de uma pessoa religiosa do mundo é fanática e ela avança sem metas específicas.

Comentário: Mas o termo “fé” deriva na verdade da religião.

Resposta: A fé religiosa é quando a pessoa aceita todas as suposições básicas sem fazer perguntas, sem sentir ou percebê-las.

Comentário: Mas ainda é o nível humano e é muito difícil de ignorá-lo e chegar à fé acima da razão.

Resposta: Não é um nível, mas apenas concepções equivocadas e um passo para trás.

Há três parâmetros de fé: fé abaixo da razão, fé dentro da razão e fé acima da razão.

Quando eu acredito no que vejo, é fé dentro da razão; quando não preciso de provas e simplesmente aceito o que me disseram e atuo em conformidade como uma criança, é fé abaixo razão e isso é religião. Eu acredito que no que me dizem sem verificar nada.

Quando eu subo acima do meu ego e começo a perceber o que está acontecendo, é fé acima da razão, que é no que a sabedoria da Cabalá se envolve. É daí que vem a contradição entre a fé abaixo da razão (ou seja, as diferentes religiões) e a fé acima razão (ou seja, a sabedoria da Cabalá).

De acordo com a sabedoria da Cabalá, nós temos que desejar a realização e não a fé. Você deve alcançar acordo com a Cabalá, tocar, cheirar. Assim como uma criança que coloca tudo na boca porque essa é a maneira mais certa, nós também temos que provar tudo.

Essa é a razão da realização do mundo superior ser chamada de sabores, que na verdade decorre do instinto de sentir tudo em nossa boca, já que é certamente a sensação mais próxima de nós.

Afinal de contas, eu não posso colocar algo doce na minha boca e sentir que é amargo apenas porque você afirma que é amargo. É o mesmo aqui; não há espaço para a fé.

Da Lição de Cabalá em Russo 24/01/16