O Universo É Um Holograma?

laitman_739Nas Notícias (nature.com): “Uma equipe de físicos forneceu algumas das evidências mais claras até agora de que o nosso universo poderia ser apenas uma grande projeção.

“Em 1997, o físico teórico Juan Maldacena propôs que um modelo audacioso do Universo, no qual a gravidade decorre de cordas vibrantes infinitamente finas, pudesse ser reinterpretado em termos de uma física bem estabelecida. O mundo matematicamente intricado de cordas, que existem em nove dimensões do espaço, mais uma de tempo, seria apenas um holograma: a ação real poderia se desenvolver em um cosmos mais simples e plano onde não há gravidade.

“A ideia de Maldacena comoveu os físicos porque ofereceu uma maneira de colocar a popular, mas ainda não comprovada, teoria das cordas em uma base sólida – e também porque resolveu aparentes inconsistências entre a física quântica e a teoria da gravidade de Einstein. Ela forneceu aos físicos uma pedra de Rosetta matemática, uma ‘dualidade’, que lhes permitiu traduzir completamente as duas linguagens, e resolver problemas em um modelo que parecia insolúvel na outra e vice-versa …. Mas, embora a validade das ideias de Maldacena tenha sido praticamente tomada como certa desde então, uma prova rigorosa tem sido difícil”.

“Em dois artigos publicados no repositório arXiv, Yoshifumi Hyakutake, da Universidade de Ibaraki no Japão, e seus colegas, agora fornecem, se não uma prova real, pelo menos uma prova de que a conjectura de Maldacena é verdadeira”.

Meu Comentário: De acordo com a Cabalá, não há nada, exceto 10 Sefirot (Raiz e o nome de 4 letras do Criador, essas são 5 Sefirot. Uma delas, ZA, é composta de 6, portanto, 10). No entanto, tudo o que você pode imaginar é a visão privada das 10 Sefirot, porque cada uma das Sefirot é dividida em 10 de suas sub-Sefirot, etc.

Assim, nós acreditamos: 5 mundos, cinco Partzufim, 5 Sefirot – um total de 125 degraus do nosso mundo até o mundo do Infinito. Todos os estágios têm a mesma estrutura, e a diferença entre eles está apenas na clareza de detalhes da revelação do Criador no mundo. Quanto mais elevado o nível, mais detalhado ele é, e mais claramente revela o Criador.