O Supermercado Do Futuro

Dr. Michael LaitmanComentário: Todos os anos, cerca de 700 toneladas de alimentos são descartadas na Dinamarca. Agora, pela primeira vez na história, um novo tipo de supermercado abriu na capital da Dinamarca que vende alimentos desperdiçados: alimentos com validade vencida ou embalagens danificadas por um preço 30% a 50% menor que o preço habitual. As pessoas dizem que esse é o futuro do mundo.

Resposta: Basicamente tudo o que consumimos hoje é tão sintético, feito de plástico, papel e madeira, não está claro como eles podem ter uma data de validade.

Você pode acrescentar algo a um produto, não colocar uma data de validade nele, abri-lo alguns anos depois, e é o mesmo. Não haverá sequer qualquer bactéria ou inseto nele porque o produto não é comestível para eles. É comestível para as pessoas, mas não para eles. Eu estou certo de que se déssemos aos animais o que comemos, eles não tocariam em metade do que comemos.

Pergunta: Você acredita que esses supermercados vão durar por um longo tempo? Afinal de contas, muito em breve todos estes produtos não terão data de validade.

Resposta: Eu não acredito que estes supermercados tenham futuro. Nós provavelmente chegaremos à “vitória” da mente humana e preservaremos tudo sem data de validade. Se tomarmos os tomates, por exemplo, que antes eram criados em condições normais, e os tomates que são criados sob as condições atuais, os tomates do passado sequer chegariam ao supermercado, enquanto que os tomates de hoje ficam nas prateleiras por um mês e nada acontece com eles. Você pode até mesmo jogar futebol com eles e depois comê-los. Portanto, toda essa ideia não é mais relevante hoje.

Pergunta: O sistema de uso desses excedentes é relevante?

Resposta: Claro, porque apesar de não existirem mais elementos naturais na nossa alimentação, e existam diferentes conservantes e aditivos, ainda estamos vivos. Portanto, que diferença faz o que o nosso alimento contém ou não. Nós vemos que as pessoas vivem com ele e isso é suficiente. No passado as pessoas viviam até os 40 anos e hoje vivem até os 80 anos.

Pergunta: O que você pode dizer sobre isso do ponto de vista de um Cabalista?

Resposta: Eu estou falando a partir dessa perspectiva, porque se o nosso corpo pode digerir tudo isso hoje e existe, não há necessidade de reclamar e exigir o que tínhamos há 40 anos. Há quarenta anos, não tínhamos os medicamentos que temos hoje e as pessoas viviam até os 40 anos. Hoje, por outro lado, elas engolem comprimidos e vivem até os 80 anos.

É o mesmo com a nossa comida. No passado, nós comíamos tomates frescos, diretamente do jardim para o nosso prato, porque eles poderiam começar a apodrecer no dia seguinte. Hoje os tomates parecem lindos, mesmo depois de um mês, e são transportados por aviões para países de todo o mundo. Não há nada que possamos fazer sobre isso; esse é o nosso desenvolvimento.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 28/02/16