O “Selfie” Como Um Símbolo De Uma Era

Pergunta: O “selfie” é um conceito que até mesmo psicólogos realmente não podem explicar. Eles acreditam que é narcisismo. As pessoas gostam de tirar fotos de si mesmas com uma câmera de vídeo antes de morrer, quando eles caem em um abismo, ou pairam sobre um trem em alta velocidade. Depois disso, eles postam as fotografias na Internet.

Esta é a coisa mais popular hoje, e todo mundo gosta de olhar para elas. É um tipo de vírus do nosso tempo

Resposta: Por que não podem explicar isso? Se você postar isso na internet, diz-se que a eternidade habita nisso. A Internet é o nosso encontro com a eternidade, porque, teoricamente, o que é postado existirá para sempre no sistema das relações humanas mútuas. Esta é a maneira de você encontrar-se lá.

Pergunta: Por que um auto-retrato tornou-se uma forma de comunicação?

Resposta: Isso é porque uma pessoa que se fotografa, expressa-se. As pessoas olham para ela, entendem quem ela é, o que ela está expressando pela expressão em seu rosto, o que ela quer dizer, e o cenário no qual ela quer fixar-se. Esta é a transferência de informação muito concreta e boa.

Pergunta: Os psicólogos têm uma teoria da comparação social. O pensador teórico Leon Festinger disse que os seres humanos têm uma característica inata de avaliarem-se constantemente em comparação aos outros.

Resposta: Certamente, isso é porque de outra forma o nosso ego não tem a possibilidade de avaliar-se. Como é que ele pode medir-se se não em relação aos outros: Eu sou pior, melhor, onde, como. A principal coisa é mostrar às pessoas onde estou, com quem, e em que cenário. Olhe, fique com inveja e impressionado.

Pergunta: Por que uma pessoa tem constantemente a necessidade de fotografar apenas a si mesmo? Fotografe seus entes queridos, parentes e amigos.

Resposta: Não há mais favoritos. Apenas “Eu”. Mesmo que ame alguém, é só porque me dá prazer. Isto é como o meu amor por um bom bife. Assim, o “selfie” explica nosso amor-próprio com muita precisão, o desejo de ser encontrado no centro das atenções. “Olhe para o “centro do mundo””. Deixe tudo mais ao lado. “Você me vê? Sou eu”.

Pergunta: Será que isto vai levar-nos a um beco sem saída?

Resposta: Sim, hoje estamos a evoluir muito rapidamente para um reconhecimento do ego como algo ruim.

[181228]

De KabTV do “Noticias com Michael Laitman” 4/4/16

Material Relacionado:

O “Selfie”

A Internet: O Espelho Da Humanidade