Nova Vida # 543 – Cultura Judaica: A Noite Do Seder E O Sentido Da Vida

Nova Vida # 543 – Cultura Judaica: A Noite Do Seder E O Sentido Da Vida
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Yael Leshed-Harel

“E dirás a teu filho” (Êxodo 13:8). Essa não é apenas uma história para os nossos filhos sobre o Êxodo do Egito. Todos nós devemos conhecer, reconhecer e sentir o significado da história da Hagadá….

Resumo

É muito importante que saibamos o significado do exílio e da redenção, qual a diferença entre eles, e em que situação nos encontramos hoje.

No começo havia muita comida no Egito e os filhos de Israel viviam como reis. Depois, houve sete anos de fome. A fome simboliza a sensação de vazio, a falta da sensação do porque estou vivendo, a falta de sentido. A partir de hoje, uma voz interior foi despertada em uma pessoa, dizendo-lhe que a sua vida é como viver em uma gaiola dourada e ela é basicamente um escravo. Isto é muito evidente na Europa e nos Estados Unidos. Tudo está lá materialmente, mas, apesar disso, as pessoas ainda são amargas e tristes, sofrendo de depressão.

“Por que esta noite é diferente?” (Pesachim 116a). Venha, vamos sentar juntos e pensar sobre nossas vidas, como vamos deixar a escravidão? Será que a natureza nos criou apenas para que perseguíssemos todos os tipos de gratificação na vida e depois morrêssemos?

Ao longo de todas as gerações houve sábios que procuraram o sentido da vida. Hoje, a ideia tornou-se de conhecimento público. Como resultado de um aborrecimento interna, a procura por algo que não é clara, o jovem entra em um monte de besteiras, problemas e dificuldades.

Nós temos a Hagadá de Pessach (Páscoa). Ela nos diz que é possível subir acima da matéria, acima da gravidade e controlar nossas vidas. Uma pessoa pode aprender a controlar sua vida, ser o seu mestre, planejar sua vida para um objetivo que escolheu desde o início. Tudo depende de nós.

De KabTV “Nova Vida # 543 – Cultura Judaica: A Noite Do Seder E O Sentido Da Vida” 31/03/15