Nova Vida # 538 – Cultura Judaica: O Faraó Entre Nós

Nova Vida # 538 – Cultura Judaica: O Faraó Entre Nós
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Resumo

O Faraó, o poder do ego, nos controla até hoje. Por isso, em Israel, há uma enorme divisão entre as pessoas.

A história do Êxodo do Egito é mais relevante hoje do que nunca. Nós deixamos o Egito, alcançamos relacionamentos de amor, passamos por destruição e exílio. Hoje, devemos mais uma vez sair do controle do ego e levar o mundo inteiro conosco à conexão e ao amor.

Como não há nenhuma conexão entre nós e não há guerra entre nós, nossos inimigos vizinhos se levantam contra nós do lado de fora, e também o mundo.

Quando falamos sobre o “ego”, refiro-me ao desejo de explorar, oprimir, subjugar e controlar os outros: o “Faraó”. O Faraó é considerado o rei do Egito, porque ele domina as pessoas, dando ordens a cada momento.

O Seder da Páscoa vem para nos lembrar que no passado o nosso povo saiu do Egito, do ego, e hoje depende de nós sair dessa situação novamente. Nós precisamos de um processo geral de educação social que nos levará à sensação de que somos uma única família. O êxodo do Egito é uma história sobre um processo educativo, o desenvolvimento da consciência através de impulsos que nos movem.

Uma família significa que todos irão se relacionar com os outros como seus filhos. Apenas a vida em um estado como este é chamada de viver no paraíso.

De KabTV “Nova Vida # 538 – Cultura Judaica: O Faraó Entre Nós”, 22/03/15