Nova Vida # 535 – Cultura Judaica: Pesach E A Sociedade Israelense, Parte 1

Nova Vida # 535 – Cultura Judaica: Pesach E A Sociedade Israelense, Parte 1

Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Por que o povo de Israel foi fundado sob a condição e obrigação de se conectar, como é que a transição do ódio ao amor entre as pessoas melhora a situação para toda a humanidade, e como é que essa transição se conecta à história do Êxodo do Egito?

Resumo

Como uma sociedade nós ficamos presos; não hoje, mas já há dois mil anos. Foi então que nós caímos no ódio infundado. Se nós não agimos como uma “Luz para as nações” (Isaías 49:6), é ruim para nós e para o mundo inteiro.

Uma Luz para as nações significa amor ao próximo. O povo de Israel foi fundado no princípio da bondade e reciprocidade entre as pessoas que são diferentes, sob a liderança de Abraão.

Está claro que cada pessoa é egoísta por natureza. Mas a sabedoria da Cabalá traz a força superior que pode nos conectar. Não há nenhuma razão para esperar os líderes nos levar a um novo lugar; os líderes são um reflexo do povo. Cabe a nós encontrar a força que irá construir pontes entre nós sobre todas as diferenças de opinião. “O amor cobre todas as transgressões” (Provérbios 10:12).

É impossível tomar um exemplo de qualquer outra nação, porque elas estão todas sendo totalmente destruídas. Nós temos um único caminho. Não precisamos corrigir ninguém, mas só construir uma conexão acima de todas as diferenças, como em uma família.

Para fazer isso precisamos de um processo geral de educação social. Sem ele Israel será totalmente destruído, bem como o mundo inteiro. Nós temos um método para a conexão, a sabedoria da Cabalá. Assim, o nosso papel é o de fornecer ao mundo o exemplo de uma sociedade conectada. Nó devemos virar o volante da nação não para a direita ou para a esquerda, mas para o poder do amor, o poder superior.

A implicação prática no momento é que devemos nos concentrar na educação e formação necessárias, a fim de saber como nos conectar. Na sabedoria da Cabalá há exercícios e atividades de conexão que desenvolvem sentimentos de amor entre pessoas diferentes

O Feriado da Páscoa Judaica (Pesach) representa saltar/fazer a transição – o êxodo do ódio ao amor.

De Kab TV “Nova Vida # 535 – Pesach E A Sociedade Israelense, Parte 1”