Nova Vida # 369 – Os Heróis Da Bíblia: Moisés

Nova Vida # 369 – Os Heróis Da Bíblia: Moisés
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Yael Leshed-Harel

Resumo

O que é o heroísmo de Moisés? Como ele conduz o povo de Israel para cumprir a conexão e união entre eles, e como esse conto histórico se relaciona com a nossa vida hoje?

Moisés foi criado como um príncipe no palácio do Faraó até a idade de 40 anos. Quando ele viu um egípcio espancando um hebreu, seu ponto no coração foi despertado. A morte do egípcio simboliza a relutância de Moisés em fazer parte da cultura, valores e ídolos egípcios.

Ficar na casa de Jetro é uma parada intermédia antes dos próximos 40 anos. O heroísmo de Moisés está em aceitar a missão que foi dada e não evitá-la. Moisés serve a Israel; ele os leva para fora do Egito e os traz a Torá, que se trata do “ama teu amigo como a ti mesmo”.

Todo mundo tem a chance de ser como Moisés durante sua vida, mas nós evitamos isso. Sair do Egito, da casa do Faraó, significa tornar-se livre do domínio do ego e sair para o amor ao próximo.

Moisés exige e recebe poderes de Deus. Qualquer pessoa que queira ajudar a avançar os outros recebe os poderes para fazer isso. O Egito é a força egoísta; Jetro é a sabedoria para compreender o ego. A entrega da Torá é a pecepção do método para corrigi-lo. Hoje os heróis são aqueles que podem conduzir a nossa sociedade e libertá-la de sermos escravos do nosso egoísmo.

É uma pena esperar pelas dez pragas hoje. É melhor avançar por nós mesmos à conexão, ao amor fraternal.

De KabTV “Nova Vida # 369 – Os Heróis Da Bíblia: Moisés”, 13/05/14