Nova Vida #155 – O Seder De Pesach, Parte 2

Vida Nova #155 – O Seder de Pesach, Parte 2

Dr. Michael Laitman, na conversa com Oren Levi e Nitzah Mazoz

Resumo

Como podemos viver uma vida melhor como indivíduos e como uma família Israelita? O que nós organizamos na Véspera do Seder? E o que podemos aprender com isso a fim de melhorar a nossa vida?

O que é o Seder: nós celebramos a descoberta de que há uma ordem na criação, um plano, um programa de desenvolvimento, uma meta sublime.

No início, nossos antepassados eram adoradores de ídolos. Terach, Abraão, Egito e a conexão com a força superior. Isso não é história. Nós celebramos a possibilidade de revelar a ordem para sair da escravidão e sermos liberados.

A humanidade é conduzida como um rebanho e não percebe a ordem (“Seder” também significa ordem em hebraico). Muito poucos entendem e realmente gerenciam a ordem. A conexão com o software interno que opera a natureza faz com que tudo avance e leva a uma vida boa.

Israel exige uma nova ordem social, mas não entende muito bem o que ela é. Este é exatamente o sentimento da escuridão. A nova ordem tem que ser compatível com o nível de desenvolvimento definido pela natureza.

Moisés entende o Seder, já que ele sabe como se conectar à força superior, e, portanto, é o único que pode fazer as pessoas avançar. Ele as faz sair do ego, ascendendo a uma conexão fraternal e descobrindo a força superior do amor e doação entre nós.

Nós descobrimos uma mente e coração comuns através da educação integral, aprendendo o sistema de conexões e através de workshops de conexão. Nós somos escravos da ordem social atual: trabalhar, comprar, gastar, estando em uma perseguição constante! Não somos ainda capazes de escapar dessa escravidão, mas já existe um sentimento de amargura interna.

Hoje existem duas tendências: crescentes problemas externos, crise multifacetada e angústia interior.

Não seremos capazes de levar uma vida boa, saudável e alegre sem mudar a sociedade. Nós precisamos nos conectar e sentir a garantia mútua entre nós. Nós somos escravos do sistema social que construímos, ao Faraó, que nos obriga a viver da maneira que vivemos.

Perguntas para pensar: O que me controla? O que me afeta?

Nós somos os escravos da sociedade, e, portanto, apenas a atualização dos nossos valores sociais vai ajudar cada um de nós. Há apenas uma mudança que nós temos que fazer: adicionar o amor de Israel à sociedade, para que nos sintamos como uma nação. Nós precisamos de um processo socioeducativo: se sentar juntos várias vezes por semana. Nós também podemos fazer isso através da mídia.

Lição # 1: Hoje o mundo é conectado e integral; toda a natureza está em um estado de complementação mútua. Só o homem perturba o equilíbrio no mundo já que consome muito mais do que precisa.

O que provoca catástrofes naturais, guerras e revoluções? Na verdade, nós é que somos os senhores da criação que somos os mais miseráveis. Por quê? Porque não conseguimos controlar o nosso ego. Há duas condições para gerenciar nosso ego: consumo racional e boa comunicação com os outros.

Como você se comunica corretamente com os outros? Você se eleva acima de toda crítica que sente em relação aos outros. Desta forma nós chegamos à paz, complementação mútua e uma vida realmente boa. Há uma abundância do mundo e a única coisa que nos falta é a conexão. Nós podemos alcançar isso nos educando para viver uma nova vida, juntos, não sob pressão ou coerção.

Um workshop para o Seder: imagine que você ascendeu todos os seus sentimentos egoístas e está se relacionando aos outros de forma diferente. Descreva a nova atitude em voz alta. Nós sentimos uma atmosfera nova entre nós.

De Kab TV “Nova Vida #155 – Feriados: O Seder Israelita, Parte 2,” 12/03/13