A Responsabilidade Pelo Que Está Acontecendo

Dr. Michael LaitmanA Torá, Números, 33:55-33:56: Se, contudo, vocês não expulsarem os habitantes da terra, aqueles que vocês permitirem ficar se tornarão farpas em seus olhos e espinhos em suas costas. Eles lhes causarão problemas na terra em que vocês irão morar. Então farei a vocês o mesmo que planejo fazer a eles.

Nós precisamos afastar de nós mesmos os nossos próprios desejos, ou seja, corrigi-los dentro de nós. Os desejos não desaparecem em nenhum lugar; é impossível cortá-los e jogá-los fora. Existe um enorme desejo criado pelo Criador, como é dito: “Eu criei o desejo mau (inclinação ao mal) e dei a Torá para a sua correção”.

A intenção por esse desejo pode ser egoísta ou altruísta. O desejo em si é inerte. Em sua aplicação original é um zero absoluto, mas ele nos é dado de uma forma negativa. Portanto, nós precisamos corrigir sua aplicação negativa para uma positiva, o que pode ser conseguido mudando a intenção. Isso é chamado de expulsar as nações que existem dentro de seu desejo.

Aqueles que vocês permitirem ficar se tornarão farpas em seus olhos e espinhos em suas costas [isto é, estes desejos não vão nos deixar realizar quaisquer ações espirituais de doação, amor e conexão mútua] e eles lhes causarão problemas na terra em que vocês irão morar. Isso lembra muito do nosso estado atual. Afinal de contas, nós não trabalhamos em nós mesmos!

Hoje a chamado nação de Israel são aqueles que tiveram a oportunidade de chegar à correção espiritual. No entanto, não fazemos nada! Por isso estamos constantemente recebendo cutucadas e golpes, facas em nossas costas e pescoços – o que os nossos vizinhos fazem conosco. E isso é porque nós não fazemos o nosso trabalho! Não há necessidade de culpá-los, apenas a nós mesmos! Nós precisamos encontrar a fórmula correta, a fim de alterar o estado que passa somente por nós.

Se não seguirmos o que a Cabalá diz, vamos sofrer, não vamos conseguir nada. Nós precisamos fazer algo sobre nós mesmos.

Nós estamos no epicentro da “explosão atômica em potencial”, e não entendemos o que evocamos sobre todo o mundo através de nós mesmos. Nós temos que reconhecer a nossa responsabilidade pelo que está acontecendo.

Comentário: Mas não essa ocultação vem do grau superior?

Resposta: A ocultação é dada especificamente para que possamos nos corrigir rapidamente, em conexão com os outros, para sentir o estado superior e trazê-lo ao resto da humanidade.

Essa ocultação é para o nosso próprio benefício. Se ela não existisse, nós funcionaríamos automaticamente, seguindo as instruções de Cima sem pensar, sem sentimento ou razão, como se fôssemos um mecanismo acabado. Nesse caso, seríamos chamados de anjos. Mas o homem precisa ser superior. Ele precisa subir ao nível em que ele mesmo escolhe ser semelhante ao Criador e traz Sua ideia ao mundo.

De KabTV “Os Segredos do Livro Eterno”

Comente