Jogar Com Os Sentimentos

laitman_567_04Comentário: Muitas vezes você diz que a sabedoria da Cabalá é uma ciência apreendida nos sentidos. Mas a ciência não pode ser estudada sem o intelecto, sem pensar.

Resposta: Claro, é impossível. A sabedoria da Cabalá não é apreendida nos sentidos, mas nós a sentimos nos sentimentos. Depois, nós verificamos esses sentimentos: os dividimos, comparamos, lhes damos números de gradação como se estivéssemos pesando-os.

Na verdade, Cabalá é jogar com os sentimentos. Mas ela os ordena no sistema, e nós começamos a ver a interação dos desejos, que sentimentos surgem em cada um deles.

Na Cabalá, nós medimos muito precisamente todos os sentimentos e lhes damos um nome numérico, determinando seu poder, direção, propriedades e assim por diante. Portanto, nós temos uma ciência de sentimentos, porque a única matéria de nosso mundo é o desejo.

A sabedoria da Cabalá é descrita como a ciência das emoções, porque a única matéria em nosso mundo é o desejo, e o que é sentido no desejo é chamado de sensação que é sentida como a Luz que opera e afeta o desejo. Isso significa que, através da medição das mudanças no desejo, nós medimos a Luz que o opera e afeta.

Pergunta: O que vem em primeiro lugar, a mente ou o desejo de uma pessoa?

Resposta: O desejo vem em primeiro lugar e a mente depois, e é assim que nos desenvolvemos. De onde vem a mente de uma criança? É somente como resultado do desenvolvimento do desejo.

Quanto maior o desejo de uma pessoa, mais ela precisa de uma mente para adquirir todos os seus desejos e controlá-los.

Da Lição de Cabalá em Russo 17/01/16