Conexão Mútua Usada Como Uma Arma

 271Opinião (ecfr.eu): “A interdependência, uma vez anunciada como uma barreira ao conflito, se transformou em uma moeda de poder, conforme os países tentam explorar as assimetrias em suas relações. Muitos compreenderam que o truque é fazer com que seus concorrentes sejam mais dependentes de você do que você deles – e depois usar essa dependência para manipular seu comportamento.

“Como quando um casamento vai mal, as inúmeras ligações e dependências é que tornam qualquer guerra das rosas eficaz – e dolorosa. Muitas das ferramentas pareciam familiares àquelas empregadas durante a globalização da década de 1990, mas sua finalidade é diferente.

“O regime de comércio global, uma vez uma ferramenta de integração, tem sido afetado por sanções econômicas e financeiras. Da mesma forma, instituições multilaterais globais estão sendo cada vez mais afastadas dos gramados por uma nova geração de clubes de amizade concorrentes. Ao invés de usar a infraestrutura e a construção de elos de infraestrutura física como forma de maximizar os lucros, a China e os EUA estão usando-as como uma ferramenta para projeção de poder. E até mesmo a Internet está sendo usada como uma arma e fragmentada por causa de preocupações sobre privacidade e segurança

“Isto significa que países que não dependem muito de qualquer outro país (com uma economia diversificada; capaz de importar energia de muitos lugares) vão estar protegidos da maioria dos ataques geoeconômicos”.

Meu Comentário: Tudo o que é feito pelo homem nesse mundo é feito através do egoísmo. Por conseguinte, não há nenhum resultado positivo que possa ser derivado dele. O reconhecimento de seu dano, ou seja, o reconhecimento do mal em todas as nossas ações, leva a sua substituição por outra ação, que também se revela como o próximo mal e assim por diante, até nos tornarmos decepcionados com todas as nossas ações e, em desespero, ouçamos o que nos oferece a sabedoria da Cabalá. Nós primeiro devemos refazer a nós mesmos, e então podemos fazer alguma coisa.