Um Fim À Competição

O desejo de receber é o material da criação. Este desejo se desenvolve sobre os níveis do inanimado, vegetal e animal da natureza e passa por fases diferentes e, como resultado, mais e mais complexas estruturas são formadas. As partículas elementares reúnem-se em átomos, os átomos estão ligados em moléculas, e as moléculas estão ligadas em diferentes materiais: gases, líquidos, sólidos e o plasma.

Mais tarde, o nível do vegetativo formou-se, incluindo todos os seus componentes. Aqui, a organização e composição da matéria é muito mais complexa e única, uma vez que desenvolve, absorve, emite, multiplica-se, etc. O nível animal é ainda mais complexo.

De um modo geral, a matéria inclui cada vez mais diferentes partes e é mais complexa. Diferentes processos ocorrem na mesma, causados por “software interno” e também pela influência externa do ambiente.

Eventualmente, há o nível do homem, que no seu desenvolvimento também passa por três fases anteriores: inanimado, vegetal e animal. A sabedoria é desenvolvida, e desejos por comida, sexo, família, dinheiro, respeito e conhecimento. A humanidade desenvolve-se emocionalmente e cognitivamente, e a parte principal do nosso desenvolvimento está nas relações entre as pessoas, o desenvolvimento social.

Além disso, a pesquisa moderna indica que alavancamos o nosso desenvolvimento cognitivo por causa das relações sociais. Isto é porque a sociedade em geral expele e expulsa pessoas que são muito inteligentes. Eles são humilhados porque eles interpõem-se no modo da sociedade sentir-se como um corpo único. A sociedade prefere as pessoas que são “cinza”, simples…

Portanto, de acordo com o software da natureza, a humanidade tem preferido desenvolver, não de uma maneira especial emocional ou cognitiva, na forma de um sistema unificado, uma grande sociedade cinza, mas uma em que as pessoas estão conectadas. Isso é para o que somos mais atraídos, mesmo que não gostemos, menosprezemos e rejeitemos tudo o que não faz parte deste quadro padrão. Esta é a nossa forma de evoluir.

Eventualmente chegamos a uma fase especial em que a sociedade global se torna mais ou menos homogênea, e o ponto no coração começa a despertar em muitas pessoas, uma nova deficiência, um novo desejo. É um desejo especial que é revelado de acordo com o plano da criação, e não há nada que possamos fazer sobre isso. Não é uma maneira de estar acima dos outros no mesmo plano, não uma adição de intelecto, sentimentos, ou qualquer outro talento. Não, este ponto pertence totalmente a outro mundo e, portanto, não envolve nenhuma competição com ninguém como é habitual no nosso mundo.

Por muito tempo, pessoas insolentes que tentaram se destacar na sociedade e estar acima dos outros, foram excomungadas, porque a sociedade normalmente não tolera essas pessoas. Mas o ponto no coração é um impulso totalmente novo. Não invoca competição contra alguém que não tem esse ponto; ele abre um novo mundo para todos e em geral não se interrompe, de forma alguma. Tais pessoas são chamadas de “Israel”, que significa Yashar-El (direto ao Criador). Eles interagem um com o outro, com os outros, e, especialmente, com a força superior de uma forma diferente.

[127157]

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 10/2/14, Escritos do Baal HaSulam

Material relacionado: