O Local Mais Seguro Na Face Da Terra

laitman_960_1Pergunta: Depois do início do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, houve um grande aumento na emigração dos judeus de lá. Será que a ameaça contra os judeus que permaneceram lá é maior do que para o resto dos cidadãos dessas nações?

Resposta: Sem dúvida. Enquanto não trouxermos o método de união, o mundo vai avançar mais rapidamente rumo a uma maior separação; isso vai ser ruim para os judeus em toda parte.

O antissemitismo e o ódio vão aumentar e nenhum local seguro permanecerá no mundo fora de Israel. E se não começarmos a fazer algo para o bem da conexão e unidade em Israel, os judeus vão viajar para longe daqui, em busca de um lugar melhor. Mas mesmo em outros lugares eles não vão encontrar nada. Uma agitação geral começará.

Pergunta: Quando há conflitos e confrontos em Israel, muitas famílias jovens com filhos viajam para fora daqui para garantir a segurança dos seus filhos, não por razões econômicas. Esse passo se justifica?

Resposta: Eu vou responder com um exemplo na minha família. Todos os meus parentes próximos vieram para Israel e de lá viajaram para o Canadá. Mesmo antes disso, nos primeiros anos da revolução, outros parentes deixaram a Rússia, emigraram para a Inglaterra, e vivem lá desde então.

Durante as minhas viagens para palestras em todo o mundo, eu me encontrei com eles mais de uma vez, assim como com a mídia e pessoas comuns, e não vejo que as pessoas que vivem no exterior são mais felizes, alegres e despreocupadas. Elas têm vidas normais, como todo mundo.

Uma pessoa em Israel, mesmo que ela reclame de tudo, se sinta viva, mudanças internas acontecem dentro dela, algo dentro dela está constantemente girando. Ela percebe tudo como seu, e em nenhum outro lugar no mundo sente que está vivendo em seu país, seja bom ou ruim, se ela o odeia ou ama.

Portanto, eu não creio que devamos sair daqui, mesmo que você tenha alguma justificativa. Além disso, a mesma ameaça não existe aqui que nos obrigue a sair.

Pergunta: E sobre as notícias nacionais [de Israel], quando a mídia anuncia o início de alguma operação?

Resposta: Essa é a pressão psicológica, nada mais do que isso. Se considerarmos a última Intifada, que eu espero esteja em declínio, quantas pessoas ficaram feridas aqui em comparação com o número das que foram assassinadas em outros países em tempos de paz?

Comentário: Eu estive pensando nesse assunto. Eu amo essa nação porque um dos valores mais importantes aqui é o valor da vida humana; ele é muito mais valorizado aqui do que em outras nações.

Resposta: Se tivéssemos que mudar a atmosfera de modo que a conexão entre as pessoas se tornasse boa e calorosa, se as pessoas começassem a sentir que estão abandonando uma grande família unida, ninguém partiria.

Do Webinar 13/01/16