Nova Vida # 687 – Verdadeira Autocrítica

”Nova Vida # 687 – Verdadeira Autocrítica
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Resumo

“O tolo cruza as suas mãos, e come a sua própria carne” (Eclesiastes 4:5); tudo o que acontece vem de cima, por isso temos que olhar para a frente. A sabedoria da Cabalá ensina como é possível intervir no futuro e mudar as coisas de um mau caminho para um bom caminho. Ninguém aprende nada do passado, então não há nenhuma razão para mergulhar nele. Toda a humanidade está se deteriorando, mas visto que é impossível mudar o momento anterior, não há razão para considerá-lo.

Uma pessoa não pode mudar nada para melhor para si, mas só pode atrair a força positiva da natureza para contrabalançar a negatividade que está nela. Se ela atrai a força positiva, não tem nada a temer do futuro, ou “devorar-se” sobre o passado. A força do mal em nós é o ego que quer tudo para si, e a força do bem é o poder de dar. Da nossa época em diante começa uma nova era no desenvolvimento do ego, e exigimos que a força do bem na natureza sobreviva.

Essa não é uma abordagem religiosa fanática, pelo contrário, é a mais realista que existe. Há uma força maior que nos controla, e a pessoa é responsável por quanto atrai a força do bem em sua vida. Ela deve se criticar apenas em relação a isso. Nosso sistema de gestão é chamado de “alma”, através do qual eu posso medir e sentir o quanto de bem e o quanto de mal existe em mim. Cabe a mim apenas atrair a força do bem em minha vida, e não tenho que fazer nada mais.

Eu sou responsável pelo momento seguinte, e não pelo momento anterior. A física avançada está descobrindo que não existe o tempo, mas tudo é relativo em relação a nós, e o que houve no passado não é nossa responsabilidade, por isso não temos nenhuma crítica sobre o passado. Mas o amanhã está novamente em nossas mãos, e a força do bem é o poder de dar e amar; é essencial para a sobrevivência no mundo conectado de hoje. O poder de dar e amar nos conecta a todos e, de repente, vemos que o mundo inteiro está em mim; é a minha alma.

De KabTV “Nova Vida # 687 – Verdadeira Autocrítica”, 04/02/16