Lei De Proteção Aos Jornalistas É Rejeitada Em Israel

laitman_629_3Comentário: O Knesset (Parlamento de Israel) rejeitou a lei que protege os jornalistas. Segundo a lei, uma agressão a jornalistas que cumprem seus deveres receberia uma pena de três a cinco anos de prisão. Sua implicação era que o dever de jornalistas é o de defender a democracia e ser o seu cão de guarda.

Resposta: A questão é que os jornalistas que aparecem em cada canal de TV, na Internet e na imprensa, têm que ser responsáveis pela educação e ensino da sociedade, pelo seu futuro. No entanto, eles apreciam o fato de revelar a corrupção e as doenças venenosas da sociedade. Eles não fazem isso para curar a sociedade, como os médicos fazem, mas para apresentar esses problemas de uma forma ainda mais cruel do que realmente são e mostrá-los ao público.

Um jornalista que apresenta sua dura perspectiva decorrente de seu egoísmo e quer mostrar que esse é o estado normal da sociedade, na verdade eleva o padrão do que é proibido, e a sociedade segue isso e sente “oh sim, isso é normal e isso também é normal”. Nós lemos sobre essas coisas no jornal ou na Internet e começamos a aceitá-las, porque realmente não sabemos o que acontece nas escolas, famílias, escritórios do governo, etc.

Jornalistas explodem tudo de forma desproporcional, de tal forma que se torna a norma, e assim no próximo dia nada parece tão terrível, o que significa que o padrão deve ser elevado ainda mais. Não há educação do povo, mas sim a constante redução do seu nível. O nível de sensibilidade social está ficando cada vez menor e as pessoas gradualmente não se preocupam com mais nada.

Um jornalista hoje já não tem a imagem de alguém que se envolve em trazer informações ao público, um publicitário, e não é uma profissão respeitável como costumava ser. Um jornalista deve saber a sua missão e seu papel social e transmitir a sua opinião à sociedade, a fim de curá-la. As pessoas não sabem o que está acontecendo nas ruas. Elas veem tudo através da mídia. Se no passado os jornalistas estavam acima do público, agora eles são inferiores a ele e assim puxam toda a sociedade para o fundo atrás deles. A questão não é se é legal bater nos jornalistas ou não, mas o fato de que não há ninguém que possa educá-los.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 11/02/16